Barcelos dispõe de resposta dirigida a cuidadores informais
O Município de Barcelos avança com uma resposta dirigida a cuidadores informais de pessoas com demência e cuidadores de sobreviventes de AVC. O projeto ProCuidador envolve, ainda, como entidades executoras, a Casa de Saúde São João de Deus e a Associação Nacional AVC.
Do projeto constituem-se também, como parceiros institucionais, o ACES Cávado III Barcelos/ Esposende e a Escola Superior de Enfermagem do Porto.
Tratando-se de um complemento e de um reforço no âmbito dos Cuidados de Saúde Primários e da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, o projeto tem como objetivo a capacitação para a prestação de cuidados, o alívio da sobrecarga emocional e física e o alargamento da rede de suporte social. Para tal, o ProCuidador engloba as seguintes respostas: apoio e orientação psicossocial, acompanhamento psicológico individual, formação de cuidadores informais e criação de grupo psicoterapêutico e/ou psicoeducativo.
O projeto abrange, ainda, a criação, formação e gestão de uma bolsa de cocuidadores voluntários, através de aplicativo móvel, de forma a promover momentos de alívio aos cuidadores principais.
A participação é livre e gratuita.
Mais informações e inscrições em aindaprocuidador.barcelos@isjd.pt ou procuidador@anavc.pt. Os interessados poderão contactar também diretamente a Casa de Saúde S. João de Deus (253 808 210/361) ou a Associação Nacional AVC (253 812 547, entre as 9 horas e as 17 horas).