Barcelos promove “Cultura Para Todos numa Cidade Educadora Inclusiva”
A “Oficina Avós e Netos”, dedicada ao Natal, e o espetáculo “Memórias da Música Popular Portuguesa” são as próximas iniciativas integradas no âmbito do Programa Cultura para Todos numa Cidade Educadora Inclusiva, promovido pelo Município de Barcelos e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, através do Programa Norte 2020.
Assim, no dia 26 de novembro, entre as 10h00 e as 12h00, realiza-se, no Museu de Olaria, a Oficina Avós e Netos dedicada ao Natal, uma ação inserida no projeto “Artes Sénior”, que tem como objetivo promover a aproximação intergeracional, através da arte, num ambiente de partilha e afetos. Esta atividade é gratuita, mas carece de inscrição para o e-mail: tana.p.sa@hotmail.com.
Já no dia 27, às 17h00, no Theatro Gil Vicente, é a vez da apresentação do projeto “Memórias da Música Popular Portuguesa”, operacionalizada pela ACAB – Associação Cantonal e Atonal de Barcelos, cujo espetáculo resulta da audição e reinterpretação da música popular oriunda das freguesias barcelenses que integram o Vale do Neiva. Com este espetáculo, pretende-se contribuir para a preservação das memórias individuais e coletivas e, ao mesmo tempo, contextualizar em ambiente cénico os episódios relatados por temas inéditos.
A interpretação dos temas que compõem o espetáculo estará a cargo dos próprios intervenientes do projeto. O evento tem entrada gratuita, mas carece de bilhete que pode ser adquirido no local, ou através de reserva por e-mail (tgv@cm-barcelos.pt) ou telefone (253 809 694).
O Programa “Cultura para todos numa cidade educadora inclusiva” é promovido pelo Município, e cofinanciado em 334 mil euros pelo Fundo Social Europeu, através do Programa Norte 2020.
Ao apoiar esta operação, os Fundos Europeus Estruturais de Investimento constituem-se como instrumento fundamental para a promoção da inclusão social, do emprego e da qualidade de vida.