Quantcast
 
 

Bebé morreu durante o batismo na Roménia

A Igreja Ortodoxa romena enfrenta uma pressão crescente para mudar os rituais de batismo, na sequência da morte de um bebé após a cerimónia, segundo noticia o JN na sua edição online, que envolve a imersão de bebés três vezes em água benta.

 
Ortodoxo
Batismo Ortodoxo

O bebé de seis semanas sofreu uma paragem cardíaca e foi levado para o hospital, na segunda-feira, mas morreu algumas horas mais tarde, tendo a autópsia revelado líquido nos pulmões. Foi aberta uma investigação por homicídio involuntário contra o padre, que realizou o batismo na cidade de Suceava.

 
 

A morte levou a que fosse criada uma petição online pedindo alterações ao ritual, tendo recolhido, até quinta-feira à noite, mais de 56 mil assinaturas. “A morte de um recém-nascido devido a esta prática é uma enorme tragédia”, diz a mensagem que acompanha a petição na Internet, onde se difundem vários relatos sobre a brutalidade do ritual.

Segundo meios de comunicação locais, há registo de vários incidentes semelhantes nos últimos anos.

 
 

O porta-voz da igreja ortodoxa no país, Vasile Banescu, confirma que que os padres podem apenas deitar um pouco de água na testa do bebé em vez de realizar uma imersão total, mas o arcebispo Teodosie, líder da ala tradicionalista da Igreja, garante que o ritual não vai mudar.

Mais de 80% dos romenos são ortodoxos e a Igreja é uma das instituições que gera maior confiança no país, de acordo com sondagens de opinião recentes.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...

Deseja ativar as notificações Sim Não