Biblioteca Municipal de Amares acolheu apresentação do livro “Repensar Sá Miranda e o Renascimento”
A Biblioteca Municipal de Amares acolheu, no passado sábado, a apresentação do livro “Repensar Sá Miranda e o Renascimento”. A publicação reúne as comunicações (diferentes e interessantes perpetivas) apresentadas no Colóquio Internacional “Repensar Sá Miranda e o Renascimento” (realizado a 20 e 30 de abril de 2021), um memorável encontro científico promovido pelo Centro de Estudos Mirandinos (CEM), com o intuito de revisitar a obra do poeta do Neiva nas suas múltiplas dimensões.
A obra editada pelo CEM/Município de Amares foi organizada por, Sérgio Guimarães de Sousa, Luciana Braga e Anabela Costa.
Coube ao Diretor do Centro de Estudos Mirandinos, Sérgio Guimarães de Sousa, fazer a apresentação desta publicação, que resumiu como sendo mais uma forma de mostrar que os estudos mirandinos surgiram e despertaram o interesse de grandes nomes académicos e científicos. “Esta publicação é pensar a obra de Sá de Miranda, é escrutinar novas leituras, novas perspetivas, novos entendimentos.
Trata-se de uma abordagem mais profunda sobre a obra do poeta”, mencionou. “Foi isso a que desafiámos quando realizámos o primeiro colóquio internacional e que agora aqui se encontra registado. Felizmente, o colóquio foi bastante participado e mereceu a
atenção de um público alargado. E isso foi muito bom. Permitiu a realização de um segundo encontro científico nos mesmos termos e também com assinalável sucesso.
Ou seja, o CEM conseguiu, em pouco tempo, afirmar-se como um centro de investigação dinâmico e credível, como o lugar privilegiado, tanto no nosso país como no estrangeiro, para aprofundar o estudo de Sá de Miranda”, sublinhou.