Quantcast
 
 

Bombeiros de Vieira do Minho tocam sirenes pela Ucrânia no Dia Internacional da Proteção Civil

A 1 de março comemora-se o Dia Internacional da Proteção Civil, instituído a nível mundial pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC), e a nível nacional por despacho do Ministro da Administração Interna (Despacho n.º 6915/2008).

 
Bombeiros

Nesse sentido a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) comemora o Dia Internacional da Proteção Civil exortando todos os dirigentes e comandos das associações e corpos de bombeiros de Portugal para que às 11h00, durante 30 segundos, um toque de sirene em demonstração de solidariedade para com os Bombeiros Ucranianos, o Povo Ucraniano, onde quer que ele esteja, nomeadamente no nosso país.

 
 

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho, associa-se também a esta iniciativa, demonstrando assim a sua solidariedade para com os Bombeiros Ucranianos, o Povo Ucraniano e a comunidade ucraniana residente em Portugal e em especial no concelho de Vieira do Minho.

Com este gesto simbólico a LBP quer saudar e celebrar a comemoração do Dia Internacional da Proteção Civil, lembrando que só há proteção civil com bombeiros, o seu principal agente de socorro e apoio, com identidade própria e capacidade operacional única.

 
 

A LBP associa a comemoração ao drama vivido na Ucrânia solidarizando-se com os seus cidadãos, quer a viver em Portugal, quer noutros países e regiões do Mundo, bem como com aqueles que sofrem diretamente as consequências da guerra.

A LBP acompanha e incentiva as associações e corpos de bombeiros, bem como outras organizações não governamentais que desencadearam ações de recolha de bens e outros recursos para solidariamente os fazerem chegar aos cidadãos ucranianos.

 

Para a LBP, proteção civil é socorro e concomitantemente apoio humanitário e solidário.

A LBP está também a envidar esforços para fazer chegar aos Bombeiros da Ucrânia um donativo que lhes permita adquirir equipamento de socorro e, assim, prosseguirem a sua missão de apoio às populações flageladas pela guerra.

 

Em Portugal e no mundo, a comemoração da data tem como propósito sensibilizar os vários países para a importância da proteção civil; prestar tributo a todos os agentes de proteção civil e promover a reflexão e o diálogo em torno dos riscos a que territórios e populações estão sujeitos; e o papel que cabe a cada um de nós, cidadãos, no esforço coletivo de criação de comunidades resilientes a catástrofes.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...