Bombeiros Voluntários de Barcelos festejaram 142 anos de vida
Os Bombeiros Voluntários de Barcelos foram recebidos, ontem, nos Paços do Concelho para a apresentação de cumprimentos, no âmbito das comemorações do 142.º aniversário desta Associação Humanitária.
Após a revista aos bombeiros em parada, frente aos Paços do Concelho, o Presidente da Câmara Municipal, Mário Constantino Lopes, felicitou a Associação Humanitária por mais um aniversário, realçando o valor desta nobre instituição, assim como de todos os elementos da corporação que com a sua dedicação, empenho e espírito de missão têm servido a nossa comunidade.
Mário Constantino Lopes considerou “fundamental o trabalho realizado pelos Bombeiros”, enalteceu “o esforço de todos os voluntários” e sublinhou “a necessidade crescente de profissionalização na área”. Para o edil, só é possível proteger bem se, quem protege, estiver protegido e a melhor forma de o fazer é “investir em equipamentos de proteção individual, nos equipamentos de topo tecnológico de combate às diversas naturezas de sinistros, e na formação constante dos nossos bombeiros”.
Antes, já o Presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Barcelos tinha agradecido a receção do Executivo municipal, afirmando: “é uma honra para a Associação ser recebida na casa de todos os barcelenses”. Eduardo Jorge Reis falou do trabalho realizado e das necessidades da instituição a que preside, agradeceu “a colaboração e o apoio prestado pelo Município”, e apresentou os números referentes ao ano de 2024, informando que foram efetuados 22 589 serviços pela corporação, que conta com 110 elementos.
Eduardo Jorge Reis realçou também o papel do voluntariado no quotidiano da Associação Humanitária, desafiando a Câmara Municipal de Barcelos a apoiar a criação de uma quinta Equipa de Intervenção Permanente, que permita dispor destes elementos profissionais 24 horas por dia durante 365 dias por ano. Agradeceu ainda o empenho dos operacionais e recordou todos os que ao longo da história participaram na vida dos Bombeiros de Barcelos.
Após a receção nos Paços do Concelho, as comitivas dirigiram-se ao Monumento ao Bombeiro, homenageando os bombeiros falecidos, seguindo depois para o Quartel, onde foram condecorados alguns elementos da corporação pelos bons serviços prestados, seguindo-se o descerrar de um quadro com a fotografia do Presidente da Câmara, que figurará na galeria do Salão Nobre da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Barcelos. “Estou profundamente agradecido por este gesto simbólico que me foi atribuído. Quero garantir-vos que a Câmara Municipal continuará a estar ao lado dos bombeiros do concelho e a apoiar as nossas corporações naqueles que são os seus anseios e desejos”, disse, Mário Constantino.
As cerimónias das comemorações do 142.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros de Barcelos iniciaram com a formatura geral, seguida do hastear de bandeiras, receção às autoridades oficiais e convidados, missa solenizada na Igreja Matriz, homenagem ao Bombeiro Voluntário, inauguração e bênção de viaturas, entrega de condecorações, abertura da exposição dos 70 Anos do Monumento ao Bombeiro Voluntário no Quartel dos Bombeiros, tendo o programa de aniversário encerrado com um desfile das viaturas do serviço de saúde e de combate a incêndios pelas ruas do centro da cidade.