Bordado de Crivo de São Miguel da Carreira a Património Imaterial Português

O Município de Barcelos acaba de submeter formalmente a candidatura ao Inventário Nacional do PCI – Património Cultural Imaterial a “Arte de Bordar o Crivo em São Miguel da Carreira”, baseada num estudo da Associação Portugal à Mão – Centro de Estudos e Promoção das Artes e Ofícios Portugueses.

 


Esta iniciativa da autarquia barcelense visa promover, salvaguardar, registar e dar a conhecer esta arte têxtil tão emblemática do concelho de Barcelos e o seu vínculo ao território que lhe empresta o nome – São Miguel da Carreira. O projeto conta também com o apoio da União de Freguesias de Carreira/Fonte Coberta e da Junta de Freguesia de Cambeses.

 
 


A par do processo de certificação já em curso, esta candidatura pretende dar mais um passo no delinear do percurso futuro desta arte tradicional, contribuindo para a sua consolidação e desenvolvimento e para a promoção e reconhecimento das suas artesãs/bordadeiras.
A ação insere-se na estratégia do Município de Barcelos de valorização das artes e ofícios tradicionais e na sua preservação, enquanto argumentos de diferenciação do território como espaço criativo, com notoriedade em termos da Rede Mundial das Cidades Criativas da UNESCO. A iniciativa visa continuar a afirmação das artes e ofícios tradicionais da comunidade criativa barcelense como  contributos para o desenvolvimento económico-social sustentável. 


Por outro lado, esta candidatura inicia um ciclo de valorização do património imaterial concelhio que o Município quer ver inscrito no inventário nacional do PCI, caso das produções do figurado e da olaria, e das manifestações de culto, nomeadamente a Festa das Cruzes.

 
 


A candidatura da Arte do Bordado de Linho a Património Cultural Imaterial tem o apoio do programa  EEC PROVERE MINHO Inovação, Touring Cultural (Identidade Cultural do Minho), no contexto das ações de desenvolvimento para classificação do património cultural imaterial do Minho.


Recorde-se que o Bordado de Crivo de São Miguel é a mais recente produção certificada no concelho de Barcelos – a terceira depois da Olaria e do Figurado.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...