Braga acolhe pela primeira vez o Encontro Luso-Galego de Química
Braga vai receber pela primeira vez o Encontro Luso-Galego de Química, entre 10 e 12 de novembro, no Forum Braga. Esta XXIX edição reúne mais de 400 participantes provenientes de Portugal, Espanha, Brasil, México e Itália, prevendo-se mais de 400 comunicações distribuídas por diversas subáreas. O evento é organizado pela Sociedade Portuguesa de Química – delegação de Braga, pelo Colégio Oficial de Químicos da Galiza, pela Associação de Químicos da Galiza e tem o apoio da Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM).

O encontro tem como objetivo “dar uma visão ampla da investigação atual no contexto dos desafios da sociedade, como motor de inovação e de ligação entre a investigação e a aplicação prática”, reforçando também a “cooperação transfronteiriça entre Portugal e a Galiza e a construção de redes colaborativas”, refere a presidente da comissão organizadora local e docente da ECUM, Susana Costa.
O programa integra palestras plenárias de investigadores de mérito internacional. O momento de abertura será na segunda-feira, às 10h30, seguindo-se às 11h00 a sessão inaugural a cargo de Nicola Armaroli (Consiglio Nazionale delle Ricerche, Itália), sobre o papel central da Química na transição energética. Pastora Bello Bugallo (Universidade de Santiago de Compostela, Espanha) apresentará a análise de sistemas para um crescimento regenerativo e o peso da Química nesse processo; Nuno Mateus (Universidade do Porto) explorará a cor e a bioatividade de derivados de antocianinas; Antonio Echavarren (Institut Català d’Investigació Química, Espanha) abordará as transformações moleculares catalisadas por ouro e Verónica Bermudez (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) falará sobre a descoberta de materiais em energias renováveis.
Associado ao encontro, irá realizar-se o simpósio “Produção e Armazenamento de Energia”, dedicado à transição energética e a soluções sustentáveis para o futuro. Será ainda entregue o Prémio Fundação Ramón Areces, para o/a jovem investigador/a com a melhor comunicação oral do evento. “O prémio visa incentivar a formação de excelência e promover o intercâmbio de conhecimento científico”, refere a docente da ECUM.
Os Encontros Luso-Galegos de Química são promovidos desde 1985 e considerados uma referência na promoção da ciência e da cooperação ibérica. A Química é uma ciência central na sociedade moderna perante os novos desafios e oportunidades globais, contribuindo nos mais diversos domínios, como a criação de materiais para a transição energética ou de fármacos contra bactérias multirresistentes.


