Quantcast
 
 

Braga acolhe visita de trabalho no âmbito do projecto europeu para a mobilidade STEP-UP

O município de Braga acolhe, entre os dias 8 e 11 de Outubro, a segunda visita de trabalho no âmbito do projecto europeu STEP-UP – Strengthening The Effectiveness of Policies for European Pedestrians. Nesta visita estão presentes representantes de entidades de relevo ligadas às diversas cidades parceiras do projecto, designadamente do Centro de Mobilidade de Burgenland (Áustria), dos Municípios de Heraklion, Roterdão, Fingal, Päijät-Häme, Vilnius, Gdansk e ainda da Organização Internacional Walk21.

 

A sessão de abertura da iniciativa decorreu, esta quarta-feira, e contou com as presenças da Vereadora da Mobilidade, Olga Pereira, e da coordenadora do Grupo de Projecto para a Mobilidade Activa, do Instituto da Mobilidade e dos Transporte, Sofia Bento.

 
 

Olga Pereira sublinhou a aposta do Município de Braga em políticas de mobilidade que garantam “a segurança, acessibilidade e a qualidade de vida dos cidadãos”, referindo alguns investimentos efectuados para “promover uma mobilidade mais sustentável, através de novas formas de locomoção na Cidade, mais eficiente e mais amiga do meio ambiente”.

Para além da visita a diversos locais da cidade, o programa da visita de trabalho prevê ainda a realização de diversas sessões dedicadas à análise dos instrumentos políticos locais, à apresentação dos projectos desenvolvidos no âmbito da qualificação do espaço público, da melhoria das condições de mobilidade e da acessibilidade para Todos e à sensibilização dos stakeholders locais.

 
 

O Município de Braga integra este grupo de oito cidades e regiões europeias que, no âmbito da candidatura Interreg Europe, obtiveram financiamento para o desenvolvimento do projecto STEP-UP_Strengthening The Effectiveness of Policies for European Pedestrians.

O STEP-UP é um projecto de cooperação territorial ligado à promoção de acções conjuntas no âmbito das políticas da mobilidade pedonal. É objectivo fundamental deste projecto garantir que essas políticas são eficazes para a concretização da visão de uma Europa mais segura, saudável e sustentável.

 

No desenvolvimento deste projecto são organizadas 8 visitas de trabalho entre as cidades parceiras, com o objectivo de avaliar as políticas existentes e coligir exemplos de boas práticas ligadas à promoção da caminhabilidade.

Os exemplos de boas práticas identificados são depois objecto de análise por parte de um grupo de stakeholders local, que avalia a possibilidade de transposição para o contexto da nossa cidade.

 

Os resultados do processo de aprendizagem inter-regional visam, assim, melhorar a eficácia das políticas de mobilidade pedonal nas regiões dos parceiros do projecto, inspirando cidades e regiões em toda a Europa.

Na próxima semana irá decorrer em Lisboa a conferência Internacional Walk21, com organização da entidade parceira do projecto.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...