Quantcast
 
 

Braga adere à rede internacional de Cidades Michelin e ao cluster de indústrias culturais e criativas

Braga adere à rede internacional de Cidades Michelin e ao cluster de indústrias culturais e criativas

 

O Município de Braga vai aderir à Associação de Cluster Indústrias Culturais e Criativas e à Rede Internacional de Cidades Michelin. As propostas serão submetidas à aprovação do Executivo Municipal, que reúne na próxima terça-feira, 28 de janeiro, no Centro de Juventude.

 
 

Com estas iniciativas, Braga reforça seu compromisso com a cultura, a criatividade e a inovação como motores de desenvolvimento local, assumindo um papel de liderança no cenário nacional e internacional.

Desde 2018, Braga integra a Rede de Cidades Criativas da UNESCO na área de Media Arts, consolidando seu papel como uma cidade referência no estímulo ao setor das indústrias culturais e criativas. Por meio de uma estratégia contínua, o Município tem investido na interligação entre arte, tecnologia e ciência, promovendo ações locais e participando ativamente em redes e projetos internacionais.

 
 

Essa dedicação foi reafirmada na última reunião anual das Cidades Criativas da UNESCO, quando Braga assinou o “Braga Manifesto”. No documento, é destacado o papel essencial da cultura como motor do desenvolvimento económico, da diversidade e da inovação. Além disso, o manifesto reforça o apoio a iniciativas que promovam a sustentabilidade das indústrias culturais e criativas, gerando oportunidades económicas, diversificação e bem-estar, tanto em áreas urbanas quanto rurais.

A adesão à Associação de Cluster Indústrias Culturais e Criativas representa mais um passo nessa direção. Esta é uma iniciativa da AEP – Associação Empresarial de Portugal, que conta com 109 entidades, e visa criar um ambiente favorável para o desenvolvimento de produtos e serviços culturais inovadores e disruptivos, com elevado valor económico. O objetivo é consolidar um Cluster Nacional de Competitividade para dinamizar e valorizar as Indústrias Culturais e Criativas em todo o país.

 

Oportunidades de projeção internacional

A entrada na Rede Internacional de Cidades Michelin ((INMC), também trará novas oportunidades de projeção internacional para Braga. Esta rede reúne cidades globais para promover a inovação e o desenvolvimento sustentável, alinhando-se aos objetivos de diversificação económica e promoção do empreendedorismo, pilares estratégicos do Município.

 

Embora já tenha participado informalmente em projetos da rede, a formalização reforça o compromisso de Braga com os princípios e objetivos da INMC, fundada em 2017.

A INMC tem-se destacado como um motor de intercâmbio de boas práticas entre cidades globais, enfrentando desafios urgentes como sustentabilidade ambiental, inclusão social, transição digital e desenvolvimento cultural. Braga, com sua relação estreita com Clermont-Ferrand, cidade geminada, tem promovido projetos conjuntos que abrangem intercâmbios estudantis, iniciativas culturais e empresariais, beneficiando diretamente a população e fortalecendo a capacidade inovadora da cidade.

 

A adesão formal à INMC permitirá que Braga participe ativamente em encontros bianuais, como os organizados com Clermont-Ferrand, além de colaborar com mais de 200 cidades-membro para compartilhar experiências e implementar soluções concretas de transição urbana.

Na última edição da INMC, Braga também esteve presente com duas startups da rede Startup Braga, promovendo a sua internacionalização e ampliando conexões globais. A formalização da adesão reafirma o compromisso de Braga em contribuir para a construção de cidades mais sustentáveis, inclusivas e inovadoras, trazendo benefícios não apenas para o desenvolvimento local, mas também para o fortalecimento da posição de Braga no cenário internacional.

Comentários

comentários

You may also like...

Deseja ativar as notificações Sim Não