Quantcast
 
 

Braga aderiu à Rede de Autarquias para a Igualdade

O Município de Braga acaba de formalizar a adesão à Rede de Autarquias para Igualdade, que envolve a Associação para a Inovação Social – Questão de Igualdade, 33 municípios portugueses e o Centre for Gender and Equality (Universidade de Agder, Kristiansand, Noruega).

 

Esta rede tem o objetivo de promover o princípio da igualdade entre homens e mulheres e a conciliação da vida profissional, familiar e pessoal nas políticas locais setoriais em áreas tão diversas como a gestão de pessoas, educação, saúde, ação social, cultura, segurança e prevenção da violência.

 
 

A integração da Autarquia Bracarense nesta rede de trabalho tem em linha de conta as políticas que têm vindo a ser desenvolvidas pelo Município em matéria de igualdade e não discriminação, assim como com o compromisso em promover a inclusão em todas as suas iniciativas.

De referir que Braga possui o Gabinete de Informação e Acolhimento para a Igualdade (GIAPI) enquanto resposta municipal e tem em funcionamento o Fórum Concelhio para a Igualdade de Género e Prevenção e Combate à Violência Doméstica. É membro da Carta Portuguesa para a Diversidade e da Rede de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos; nomeou uma Equipa para a Igualdade na Vida Local; integra o protocolo de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica, celebrado com a Associação Nacional de Municípios Solidários, tendo, ainda, celebrado o protocolo de Cooperação para a Promoção da Igualdade de Género.

 
 

O Município de Braga integra também a Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica e, neste âmbito, tem desenvolvido várias iniciativas de sensibilização sobre Igualdade de Género e Não Discriminação e de combate à Violência Doméstica. Nos últimos dois anos, a Autarquia desenvolveu, igualmente, uma série de atividades focadas na promoção da IG e no combate à violência.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...