Braga apresenta prioridades de inovação para consolidar a Estratégia Digital Nacional
O presidente da Câmara Municipal de Braga, João Rodrigues, reuniu com o Secretário de Estado para a Digitalização, Bernardo Correia, numa sessão de trabalho dedicada ao reforço da Estratégia Digital Nacional e à preparação da futura Agenda Nacional de Inteligência Artificial. O encontro decorreu na Startup Braga, logo após a visita do governante ao Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia (INL) e à incubadora tecnológica do Município, dois polos que simbolizam a capacidade científica e tecnológica da Cidade.

Durante o encontro, o Autarca sublinhou a estratégia de Braga para o sector tecnológico e apresentou ao Governo projectos estruturantes, entre os quais o Bio-MedTech Hub, futura infra-estrutura municipal orientada para a valorização e transferência tecnológica nas Ciências da Vida e da Saúde. João Rodrigues destacou a importância de aproximar startups, centros de investigação e empresas, reforçando a posição de Braga como território de inovação.
“O Bio-MedTech Hub é uma infra-estrutura estratégica para Braga e para o país. Esta visita foi também uma oportunidade para mostrar ao Governo o enorme potencial existente na Cidade e na região, onde o sector tecnológico está na vanguarda de projectos altamente inovadores”, referiu o Autarca.
A deslocação do Secretário de Estado teve como objectivo auscultar de perto os desafios do ecossistema e recolher contributos para o novo ciclo político na área da digitalização, especialmente no que toca à simplificação administrativa, às zonas livres tecnológicas e às condições para estimular inovação e competitividade. Bernardo Correia reconheceu os desafios enfrentados pelas empresas e reforçou o compromisso do Governo em criar mecanismos mais ágeis, como a Carteira Digital da Empresa, a nova Plataforma de Licenciamento ou o Regime de Escalabilidade da Regulação.
O encontro envolveu ainda startups, que apresentaram soluções tecnológicas assentes em Inteligência Artificial nos sectores energético (A+Casa), biotecnologia alimentar (OmniumAI), planeamento cirúrgico (PeekMed), automação inteligente de processos (Automaise) e engajamento digital (PluggableAI). Os empreendedores sublinharam necessidades, como infra-estruturas laboratoriais avançadas e melhores condições para atrair e reter talento qualificado.
Também Luís Rodrigues, director da Startup Braga, lembrou que este novo ciclo político “abre oportunidades para reforçar a proposta de valor de Braga enquanto plataforma privilegiada para criar e escalar empresas tecnológicas de base científica”.
No final da reunião, João Rodrigues reforçou a disponibilidade do Município para trabalhar em estreita colaboração com o Governo no desenvolvimento de políticas que consolidem o ecossistema de inovação e acelerem a Agenda Digital Nacional.


