Braga associa-se às comemorações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica
Em 2022 comemoram-se os 650 anos da Aliança Luso-britânica, a mais antiga aliança diplomática do mundo em vigor. O Município de Braga é uma das entidades que está envolvida na organização de um vasto conjunto de iniciativas que irão decorrer entre Portugal e o Reino Unido nos próximos dois anos.
A primeira iniciativa em Braga foi realizada ontem, sábado dia 22 de Janeiro, no Auditório Vita, com a Gala de Ano Novo, promovida pela Escola de Dança Ent´artes. Ao longo deste ano, diversas entidades da cidade irão acolher iniciativas para celebrar esta efeméride, que contará com a cidade de Braga e de Vizela como sedes das comemorações portuguesas. Diversas entidades do município estão envolvidas em vários projectos, como a Universidade do Minho, o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian ou o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, além da já citada escola de dança Ent’Artes. O ponto alto destas celebrações terá lugar no fim de semana de 9 e 10 de Julho, com a realização de uma gala no Theatro Circo, uma cerimonia religiosa na Sé Catedral e actividades comemorativas no concelho de Vizela, sendo que haverá também um Congresso Interdisciplinar na Universidade do Minho de 6-9 Julho.
O início da formalização da Aliança, baseada na amizade perpétua entre os dois países, ocorreu com a assinatura do Tratado de Tagilde a 10 de Julho de 1372 no município de Vizela, distrito de Braga e a sua concretização com a assinatura do “Tratado de Paz, Amizade e Aliança”, a 16 de Junho 1373 em Londres. Esta Aliança foi posteriormente reforçada de várias formas pelos Tratado de Windsor de 1386 e por outros tratados ao longo da história.
Um programa de comemorações intitulado Portugal-UK 650 está já decorrer em ambos os países, e conta com o apoio das autoridades civis, militares e religiosas, incluindo de Sua Santidade, o Papa Francisco e do Arcebispo de Canterbury e Primaz da Igreja Anglicana, Justin Welby. As Comemorações iniciaram-se com um evento no Palácio de S. James em Londres, com a presença de autoridades de ambos os países. Portugal-UK 650 é dirigida por uma comissão coordenadora de ambos os países, da qual faz parte, entre outras personalidades, o Presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio ou o Presidente da Câmara de Vizela, Victor Hugo Salgado, e é liderada por Maria João Rodrigues de Araújo da Universidade de Oxford.
Para além da celebração das datas mais importantes – os 650 anos do Tratado de Tagilde, a 10 de Julho de 2022 e do Tratado de “Paz, Amizade e Aliança”, a 16 de Junho de 2023 – Portugal-UK 650 engloba outras iniciativas tais como actividades de investigação, educação, cultura, de cooperação e sociais.
As actividades podem ser consultadas no site https://portugal-uk650.com