Braga Barroca 2019
De 14 a 29 de setembro, a cidade de Braga regressa ao seu período áureo com toda a efervescência económica, cultural, social e religiosa vivida nos séculos XVII/XVIII.
Com um vasto e diversificado programa, a Braga Barroca proporciona a (re)descoberta deste importante legado de Braga. Do Palácio dos Biscainhos ao Arco da Porta Nova, das igrejas e praças às ruas e jardins do Centro Histórico, a Braga Barroca é um convite à história, à memória e ao património bracarense.
Sons, sabores, visitas guiadas, encenações, sessões de história, entre outros momentos de aprendizagem serão proporcionados a todos os públicos.
Um dos pontos altos da Braga Barroca decorrerá no dia 28, às 16h30, com a Encenação da Entrada Triunfal do Arcebispo D. José de Bragança.
O Arcebispo D. José de Bragança é um nome que fica vinculado à história da cidade de Braga no período barroco. Este prelado, que governou a cidade entre 1741 e 1756, era filho bastardo do Rei D. Pedro II, tendo nascido em 1703.
Em 1741, foi nomeado Arcebispo de Braga e foi recebido com grande entusiasmo pois havia 13 anos que a Sé estava vacante (vaga). Não tardou a desentender-se com o Cabido, chegando a ordenar a prisão dos cónegos em 1742.
De forte personalidade, este prelado investiu significativamente no engrandecimento da cidade de Braga, tendo ordenado a construção de um sumptuoso palácio barroco. Preocupou-se com a mudança do ensino teológico aos estudantes e aos fiéis.
A 3 de junho de 1756, morreu de apoplexia, quando visitava Ponte de Lima.
Consulte toda a programação em http://bit.ly/2l8TsUB