Braga celebra mês da poesia com música, ilustração, recitais e muito mais
Março é o mês da poesia e Braga vai colocar a “Poesia ao Centro”, com uma iniciativa inspiradora que promete despertar sentimentos artísticos no público mais jovem e sensibilizar todos para a arte e para a criatividade.
Promovido pela Câmara Municipal em colaboração com a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, o evento “Poesia ao Centro” arranca no próximo dia 14, segunda-feira, com atividades para o público mais jovem nas escolas, mas o grande destaque será o espetáculo musicado Poetas de Trás-Os-Montes, com Ana Deus e Alexandre Soares, que se vai realizar no Teatro Sá de Miranda, no dia 19, pelas 21h30. No dia 21, celebra-se o Dia Mundial da Poesia.
“Poesia ao Centro” dedica esta edição ao cruzamento das diferentes sinergias artísticas com a palavra poética, através de um programa que engloba música, ilustração, oficinas comunitárias, spoken words, recitais e apresentações, que pretende levar a espaços distintos as diferentes formas de poetizar.
Nos dias 14, 16 e 18, decorre uma Oficina de Ilustração Tipográfica nas escolas intitulada “Litegrafia”, tendo como formadores a ilustradora Karla Ruas e o designer gráfico Jefferson Rib.
No dia 19, o Teatro Sá de Miranda acolhe o espetáculo de poesia Poetas de Trás-Os-Montes, com Ana Deus e Alexandre Soares. Os autores transmontanos, da palavra dita à cantada, do português ao mirandês sobrevoando épocas e lugares. A entrada é livre, mas sujeita à reserva de bilhetes em http://cmbcultura.eventbrite.com. Durante o espetáculo será ainda proporcionada uma surpresa evocando a obra dos poetas bracarenses.
No dia 20, pelas 11h00, os Jardins do Museu dos Biscainhos são o cenário perfeito para o evento “As Histórias têm Música e as Músicas contam Histórias”, com a participação da harpista Eleonor Picas e do percussionista Jorge Cientista Carvalho. Com entrada livre, pretende-se através da música contada e cantada, servir a palavra através do som e do ritmo partindo de obras de autores portugueses como Luísa Ducla Soares ou Manuel António Pina.
À tarde, pelas 14h30, a Sala do Terreiro do Museu dos Biscainhos acolhe a exposição “Metamorfosis”. Uma mostra onde através de um repto lançado à comunidade, se edifica uma exposição onde as pessoas são tela para composições plásticas e onde o produto final alia a colagem à música, o vídeo à poesia. Jefferson Rib e Marta Moreira são os artistas convidados.
Nesse mesmo dia, pelas 18h00, o Grupo de Poesia da Universidade do Minho dá voz à poesia com um concerto nos Jardins do Museu dos Biscainhos.
A Praça Mestre Veiga foi o palco escolhido para celebrar o Dia Mundial da Poesia, a 21 de março, com a performance “Entre Mim e o Meu Silêncio”, com direção e interpretação de Marta Moreira. Uma performance vanguardista de spoken word, que cruza as fronteiras entre o diseur e o ator. Em “Entre mim e o Meu Silêncio” os poemas ganham existência própria e assentam morada numa narrativa construída em torno da busca pelo indizível.
PROGRAMA COMPLETO:
14, 16 E 18 DE MARÇO | 10H00 E 14H00 | ESPAÇO ESCOLA
LITEGRAFIA – Oficina de Ilustração Tipográfica, com Jefferson Rib e Karla Ruas
19 DE MARÇO | 21h30 | TEATRO E.S. SÁ DE MIRANDA
«POETAS DE TRÁS-OS-MONTES», de Ana Deus e Alexandre Soares
20 DE MARÇO | MUSEU DOS BISCAINHOS
11h00 «AS HISTÓRIAS TÊM MÚSICA E AS MÚSICAS CONTAM HISTÓRIAS», de Eleonor Picas
14h30 «METAMORFOSIS» Inauguração de exposição com performance de piano
18h00 Atuação GRUPO DE POESIA DA UNIVERSIDADE DO MINHO
21 DE MARÇO | PRAÇA MESTRE VEIGA (AV. CENTRAL)
18h00 “ENTRE MIM E O MEU SILÊNCIO” (PERFORMANCE SPOKEN WORD), de Marta Moreira
21h30 LITEGRAFIA – Divulgação dos resultados da oficina desenvolvida em espaço-escola