Braga disponibiliza programas de aconselhamento nutricional e alimentar, psicológico e de exercício físico
O Município de Braga disponibiliza três novos programas municipais de saúde destinados aos seus munícipes de forma gratuita: o Programa Municipal de Aconselhamento Nutricional e Alimentar (PMANA); o Programa Municipal de Aconselhamento Psicológico (PMAP) e o Programa Municipal de Prescrição de Exercício Físico (PMPEF).
As actividades relacionadas com estes programas irão decorrer no Gabinete Municipal de Saúde, mediante inscrição em formulário próprio e agendamento prévio, focando-se esta resposta adicional na promoção contínua da qualidade de vida dos Bracarenses.
Os programas foram lançados ontem, 7 de Abril, data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, que tem como principal objectivo sensibilizar e educar para a importância dos cuidados de saúde e da adopção de estilos de vida saudáveis.
O aconselhamento nutricional, alimentar e psicológico possui uma vertente social, destinando-se apenas a munícipes que se encontrem numa situação de carência socioeconómica comprovada, efectuada através de análise do IRS e mediante uma avaliação que revele valores inferiores ou iguais ao valor mensal equivalente ao salário mínimo nacional, por elemento do agregado.
Os programas disponibilizam um espaço de atendimento, aconselhamento e encaminhamento alimentar, nutricional e psicológico, orientado para a comunidade, que procura oferecer respostas capazes, que privilegiem a saúde, a cidadania, as competências individuais, sociais e comunitárias, promovendo a qualidade de vida dos munícipes.
Por outro lado, a Prescrição de Exercício Físico está disponível a todos os munícipes. Trata-se de um programa que pretende promover um serviço de avaliação e aconselhamento para a prática desportiva, assegurando que esta é efectuada de uma forma segura e direccionada, tornando-a assim mais eficiente e eficaz.
Os munícipes que pretendam integrar estes novos programas municipais deverão efectuar os seguintes procedimentos:
1. Preenchimento de formulário próprio;
2. Apresentação de documento que comprove local de residência;
3. Apresentação de IRS para avaliação da situação socioeconómica (apenas para PMANA e PMAP);
4. Entrega do processo junto do Balcão Único do Município de Braga, ou através do envio por correio electrónico para o endereço municipe@cm-braga.pt
Para esclarecimentos sobre a implementação destes novos programas municipais de saúde, poderão contactar através do endereço gab.saude@cm-braga.pt.