Quantcast
 
 

Braga lança nova edição do Prémio Municipal de Reabilitação Urbana

O Município de Braga vai lançar uma nova edição do “Reabilita Braga” Prémio Municipal de Reabilitação Urbana. O regulamento de atribuição do prémio será apreciado pelo Executivo Municipal, em sede de Reunião de Câmara, seguindo depois para um período de consulta pública.

 

O Prémio “Reabilita Braga”, procura incentivar e promover as intervenções de regeneração urbana e de restauro do património edificado, contribuindo para a prossecução das políticas municipais de divulgação e estímulo da reabilitação urbana.

 
 

Para João Rodrigues, vereador que tutela a Regeneração Urbana, este prémio pretende “distinguir as melhores iniciativas de promoção de reabilitação e regeneração urbana de Braga, numa perspectiva multidisciplinar, considerando o impacto para a Cidade nas suas dimensões social, económica e cultural, assim como a salvaguarda e promoção do património edificado”.

O “Reabilita Braga” está estruturado em duas categorias: “Obra de Restauro e de Reabilitação” para intervenções em espaço público e/ou edifícios; e “Nova Edificação em ARU” para novas construções em tecido urbano consolidado e circunscrito às Áreas de Reabilitação Urbana do Concelho.

 
 

As obras vencedoras serão distinguidas com um troféu, com menção obrigatória do Prémio REABILITA BRAGA, e um prémio em valor pecuniário de 5.000 euros no caso da categoria “Nova Edificação em ARU” e de 10.000 euros no caso da categoria “Obra de Restauro e Reabilitação”, atribuído em percentagens iguais entre o proprietário e a equipa projectista representada pelo autor do projecto de arquitectura.

Autarquia celebra protocolo com UNESCO

 

O Município de Braga vai celebrar um protocolo de cooperação com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), no âmbito da realização da XVI Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da UESCO que a Cidade irá acolher no mês de Julho.

Esta será a primeira vez que uma cidade portuguesa recebe este encontro que gera benefícios, não só para a cidade anfitriã, mas também para a região e o país. O evento representa uma oportunidade para a Cidade anfitriã construir uma ampla sensibilização e apoio à cultura e criatividade, impulsionando estratégias e planos de desenvolvimento urbano, bem como o cultivo para colaborações com outras cidades, nacionais ou estrangeiras, alargando a sua visibilidade e o impacto internacional.

 

Criada em 2004, a Rede de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN) tem como objectivo potenciar a cooperação entre cidades que reconhecem a criatividade como factor estratégico de desenvolvimento sustentável a nível económico, social, cultural e ambiental.

Braga passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da UNESCO em 2017, tornando-se a única cidade representante na área das Media Arts na Península Ibérica.

 

A Braga Media Arts é o programa de acção que Braga promove para dar resposta ao título Cidade Criativa da UNESCO no domínio das Medias Arts.

Comentários

comentários

Você pode gostar...

Deseja ativar as notificações Sim Não