Quantcast
 
 

Braga lança nova edição do Prémio Municipal de Reabilitação Urbana

O Município de Braga vai lançar uma nova edição do “Reabilita Braga” Prémio Municipal de Reabilitação Urbana. O regulamento de atribuição do prémio será apreciado pelo Executivo Municipal, em sede de Reunião de Câmara, seguindo depois para um período de consulta pública.

 

O Prémio “Reabilita Braga”, procura incentivar e promover as intervenções de regeneração urbana e de restauro do património edificado, contribuindo para a prossecução das políticas municipais de divulgação e estímulo da reabilitação urbana.

 
 

Para João Rodrigues, vereador que tutela a Regeneração Urbana, este prémio pretende “distinguir as melhores iniciativas de promoção de reabilitação e regeneração urbana de Braga, numa perspectiva multidisciplinar, considerando o impacto para a Cidade nas suas dimensões social, económica e cultural, assim como a salvaguarda e promoção do património edificado”.

O “Reabilita Braga” está estruturado em duas categorias: “Obra de Restauro e de Reabilitação” para intervenções em espaço público e/ou edifícios; e “Nova Edificação em ARU” para novas construções em tecido urbano consolidado e circunscrito às Áreas de Reabilitação Urbana do Concelho.

 
 

As obras vencedoras serão distinguidas com um troféu, com menção obrigatória do Prémio REABILITA BRAGA, e um prémio em valor pecuniário de 5.000 euros no caso da categoria “Nova Edificação em ARU” e de 10.000 euros no caso da categoria “Obra de Restauro e Reabilitação”, atribuído em percentagens iguais entre o proprietário e a equipa projectista representada pelo autor do projecto de arquitectura.

Autarquia celebra protocolo com UNESCO

 

O Município de Braga vai celebrar um protocolo de cooperação com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), no âmbito da realização da XVI Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da UESCO que a Cidade irá acolher no mês de Julho.

Esta será a primeira vez que uma cidade portuguesa recebe este encontro que gera benefícios, não só para a cidade anfitriã, mas também para a região e o país. O evento representa uma oportunidade para a Cidade anfitriã construir uma ampla sensibilização e apoio à cultura e criatividade, impulsionando estratégias e planos de desenvolvimento urbano, bem como o cultivo para colaborações com outras cidades, nacionais ou estrangeiras, alargando a sua visibilidade e o impacto internacional.

 

Criada em 2004, a Rede de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN) tem como objectivo potenciar a cooperação entre cidades que reconhecem a criatividade como factor estratégico de desenvolvimento sustentável a nível económico, social, cultural e ambiental.

Braga passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da UNESCO em 2017, tornando-se a única cidade representante na área das Media Arts na Península Ibérica.

 

A Braga Media Arts é o programa de acção que Braga promove para dar resposta ao título Cidade Criativa da UNESCO no domínio das Medias Arts.

Comentários

comentários

Você pode gostar...