Braga no ‘top 5’ nacional do maior símbolo de sustentabilidade municipal
O Município de Braga é um dos cinco melhores a nível nacional na iniciativa Bandeira Verde ECOXXI, da edição de 2022. A cerimónia de divulgação dos resultados do programa decorreu na passada Quinta-feira, no Fórum Cultural de Ermesinde, com a Autarquia Bracarense a figurar entre os municípios portugueses com os melhores índices de sustentabilidade.
Nesta edição, a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), entidade promotora do ECOXXI, reconheceu a Cidade de Braga pelas suas “boas práticas em prol do desenvolvimento sustentável, evidenciadas na concretização de medidas, acções e políticas de sustentabilidade aferidas através de 21 indicadores e mais de 70 sub-indicadores que contribuíram para medir o grau de concretização dos Objectivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.
Este é o terceiro ano consecutivo que Braga integra a lista do primeiro grupo de classificados, tendo aumentado progressivamente a sua pontuação. Na edição deste ano, foram avaliadas diferentes áreas da actuação municipal como a educação ambiental, energia ou obras públicas, entre outras.
Com esta distinção, o Município de Braga reafirma o compromisso para com a sustentabilidade, como “um elemento-chave para garantir a qualidade de vida às populações”.
Em 2022, candidataram-se a este prémio 59 municípios, um número superior às edições anteriores e que representa 19% dos municípios portugueses. Com base na análise feita a estas candidaturas, foram entregues 54 Bandeiras Verdes, conferindo aos municípios o reconhecimento pelas actividades desenvolvidas neste programa.