Quantcast
 
 

Braga/Post/Doc leva cinema documental a 800 crianças das escolas do concelho

Arrancou esta segunda-feira a primeira edição do Braga/Post/Doc, uma extensão do Porto/Post/Doc: Film and Media Festival, que vai decorrer até 29 de fevereiro, no Auditório Adelina Caravana, do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, com cinco sessões para o público escolar e quatro sessões para o público geral.

 

Até quinta-feira, 800 crianças das escolas de Braga estão já inscritas para participar nas sessões matinais. À noite, a partir das 21h30, as sessões são para o público geral. A entrada é gratuita e os bilhetes podem ser reservados através da plataforma Eventbrite.

 
 

A iniciativa insere-se no âmbito do programa de mediação cultural do município de Braga, ATLAS, que visa impulsionar a participação, inclusão, interculturalidade e multiculturalidade, o envolvimento cívico e a sustentabilidade através da criação artística.

Nesta extensão até Braga, o Festival traz uma seleção de películas, procurando refletir um dos temas mais relevante do ano 2024, a comemoração de meio século do início da Democracia e da Liberdade em Portugal, a partir de realidades de várias gerações: o cinema português contemporâneo e as diásporas, e cinema de outras paragens de resistências políticas e culturais. A diversidade cultural dos filmes escolhidos procura radiografar os tumultos do mundo, ora a partir de uma perspetiva intimista e puramente subjetiva, ora a partir das suas possibilidades revolucionárias.

 
 

Também os mais pequenos e jovens poderão pensar a liberdade através da imagem em movimento, seja através de uma programação de filmes pensada pelo School Trip, o projeto educativo do festival, seja na residência criativa Passos pelo Conservatório que, em parceria com a Escola Artística Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, visa ser um retrato coletivo e multifacetado do dia-a-dia dos jovens músicos, feito pelos próprios, numa das instituições culturais mais importantes da cidade.

Refira-se que o Porto/Post/Doc é uma associação criada a 26 de março de 2014 na cidade do Porto e que reúne pessoas de várias profissões, qualificações e idades, unidas na paixão pelo cinema. Não conformadas com o encerramento de salas de cinema, reuniram-se com o objetivo de dinamizar o cinema na cidade, em três níveis: voltar a trazer o público às salas, estimular a nova produção e criar um novo Festival Internacional de Cinema, com particular incidência na área do documentário. O Projeto Educativo do Porto/Post/Doc é apoiado pelo Instituto do Cinema e Audiovisual.

 

BRAGA/POST/DOC 2024 _ Programa

Auditório Adelina Caravana – Conservatório de Música Calouste Gulbenkian

 

SESSÕES DE CINEMA ESCOLARES

28 FEV 2024, 10h30

 

M/9

Código Rosa de Romain Seisson, Taye Cimon, Sandra Leydier, Pierre Coëz, Manuarri Morel, Julie Groux

França, 2022, 5’

Xiaohui e as Suas Vacas de Xinying Lao

China, 2023, 15’

Fora de Pista de Léo Brunel, Loris Cavalier, Camille Jalabert, Oscar Malet

França, 2018, 6’

29 FEV 2024, 10h30

M/12 – Docs4Teens

SESSÃO Docs4Teens #1

Rajan Lapset Children Of The Border de Janne Vasarainen

Estónia, 2022, 17’, FIPADOC

Dreaming Arizona de Jon Bang Carlsen

Dinamarca, Estónia, Noruega, 2022, 76’

29 FEV 2024, 14h30

SESSÃO Docs4Teens #2

Das Einhorn Mit Der Schneehose Rannte Plötzlich Los The Unicorn In Snowpants Suddenly Ran Off de Philipp Schaeffer

Alemanha, 2022, 19’, FIPADOC

Dziewczyńskie Historie Girls’ Stories de Aga Borzym

Polónia, 2023, 60’, Krakow Film Festival

Girls’ Stories foi distinguido com o prémio Júri Teenage no Porto/Post/Doc 2023.

SESSÕES PÚBLICO EM GERAL

28 FEV 2024, 21h30

2720 de Basil Da Cunha

Portugal, 2023, FIC, 24′

2720 foi distinguido com uma menção honrosa na Competição Cinema Falado do Porto/Post/Doc 2023.

Între revoluții de Vlad Petri Roménia

Croácia, Catar, Irão, 2023, DOC, 68’

Between Revolutions estreou no festival de Berlim, na secção Forum.

29 FEV 2024, 21h30

As Melusinas à Margem do Rio de Melanie Pereira

Portugal, 2023, DOC, 81’

As Melusinas à Margem do Rio estreou no Doclisboa em 2023, onde foi distinguido com três prémios, entre os quais o de Melhor Filme da Competição Portuguesa.

Comentários

comentários

Você pode gostar...