Braga promove programa inclusivo nas pausas lectivas de Natal
Será analisada na próxima reunião do Executivo Municipal, que se realiza Segunda-feira, dia 14 de Novembro, a proposta de normas de participação no programa de férias inclusivo desenvolvido pelo Município de Braga nestas interrupções lectivas de Natal.
O programa, intitulado ´IncluIR + Natal 2022´, destina-se exclusivamente a jovens entre os 6 e 15 anos. No caso dos jovens com necessidades específicas, a faixa etária é alargada até aos 18 anos.
Trata-se de um programa piloto que vem proporcionar uma ocupação lúdica e pedagógica nos tempos livres a todos os participantes. O programa foi criado a pensar numa reposta educativa e social que satisfaça as necessidades das crianças e jovens nesta pausa lectiva, bem como nas famílias que não dispõem de suporte alternativo neste período.
Este programa vem no seguimento da recente aprovação, em sede de reunião do executivo, do reforço dos programas de férias para crianças e jovens do Concelho nas pausas lectivas – foi deliberado o aumento do seu período de duração e o número de participantes a envolver, assim como o alargamento a crianças e jovens com necessidades específicas.
Diferencia-se ainda por respeitar as normas da inclusão para todos e todas, dando espaço e igualdade de oportunidades a todos os jovens independentemente da sua condição. Constitui um passo importante para a criação de uma sociedade mais inclusiva, humanizada e acolhedora.