Braga prossegue combate à Vespa Asiática
O Município de Braga, com recurso aos Bombeiros Sapadores, tem procedido à eliminação de ninhos de Vespa Asiática (Velutina) conforme as directrizes do Plano de Acção a nível nacional. Durante o ano de 2022, procedeu-se a desactivação de 624 ninhos de vespa velutina, estando sete por neutralizar devido aos difíceis acessos dos mesmos. No registo, fica uma taxa de execução de 98.87%, o maior valor alcançado desde o início desta intervenção por parte dos Bombeiros Sapadores.
No global, foram empenhados 1.248 operacionais, sendo que estas acções de controlo da espécie invasora traduziram-se em mais de 1.000 horas de actuação e foram percorridos 11.856 km dentro do Concelho.
Ainda em 2022, e no âmbito do Plano Estratégico de detecção e controlo da Vespa Velutina na NUTS III do Cávado, o Município de Braga recebeu 225 armadilhas e 1350 unidades de atractivo com isco alimentar, para apoiar no combate à propagação da vespa. A implementação desta metodologia de combate, adstrita ao serviço do Gabinete Técnico Florestal da Protecção Civil Municipal de Braga e em articulação com a Associação de Apicultores do Cavado e Ave, distribuí as armadilhas em locais estratégicos do Concelho, permitindo também a captura sem recurso a meios e logística pesada.
A Vespa velutina, é uma espécie não-indígena, predadora da abelha europeia e sua introdução involuntária na Europa ocorreu em 2004 pelo território francês, tendo a sua presença sido confirmada em Espanha em 2010, em Portugal e Bélgica em 2011 e em Itália em finais de 2012.
Esta espécie distingue-se da espécie europeia, pela coloração do abdómen (mais escuro na vespa asiática) e das patas (cor amarela na vespa asiática). Os principais efeitos da presença desta espécie não indígena manifestam-se em várias vertentes, sendo de realçar: na apicultura, pois trata-se de uma espécie carnívora e predadora de abelhas e riscos para a saúde pública na medida que ao se sentirem ameaçadas reagem de modo bastante agressivo, incluindo perseguições até algumas centenas de metros.
Para comunicar a detecção ou suspeita da existência de ninho de Vespa velutina está disponível o endereço electrónico vespa.velutina@cm-braga.pt