Braga vai capacitar comunidade educativa para lidar com doença oncológica
Promover um maior conhecimento sobre a doença oncológica e a adopção de estilos de vida saudáveis junto da comunidade educativa Bracarense, são os objectivos do protocolo assinado esta Segunda-feira, 6 de Fevereiro, entre o Município de Braga, a Liga Portuguesa Contra o Cancro e os Agrupamentos de Escolas do Concelho.
Na cerimónia, realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a vice-presidente da Câmara Municipal, Sameiro Araújo, explicou que esta parceria vai possibilitar o desenvolvimento de acções de planeamento de actividades em contexto escolar, no âmbito da prevenção do cancro. “É importante que se promova este tipo de iniciativas junto da comunidade educativa por forma a facilitar o aumento da literacia em saúde e, assim, fazer com que os alunos possam fazer escolhas conscientes e informadas”, referiu Sameiro Araújo.
Por outro lado, o presente protocolo pretende colmatar uma lacuna da formação de professores e educadores de como lidar com a doença oncológica no aluno, ou no agregado familiar deste, “visando a capacitação destes profissionais da educação, no sentido de auxiliar o aluno na sua vivência pessoal ou de elementos do seu agregado familiar”.
Já Vítor Veloso, do Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro, referiu que este trabalho vai ajudar a levar a mensagem até aos mais novos, nomeadamente aos alunos do pré-escolar e 1.º ciclo. A este público, a Liga Portuguesa Contra o Cancro irá disponibilizar o livro “Os Superpoderes da Júlia”, uma ferramenta que irá ajudar professores e educadores a explicar o cancro aos mais novos.
A cerimónia contou ainda com a presença dos directores e/ou representantes dos Agrupamentos de Escolas Alberto Sampaio, André Soares, Braga Oeste, Carlos Amarante, Celeirós, D. Maria II, Dr. Francisco Sanches, Maximinos, Mosteiro e Cávado, Sá de Miranda, Trigal Santa Maria e do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian.
Programa Pulsar alarga valências
Paralelamente, o Município de Braga assinou um protocolo de colaboração com a Associação Rosa Vida, no âmbito do ‘Pulsar – Programa Municipal de Actividade Física para Doentes Oncológicos. A par da componente de exercício físico, os utentes deste programa municipal poderão usufruir de hidroterapia e pilates clínico. Outra das novidades é a constituição de um banco de próteses.
De referir que o programa ‘Pulsar’, criado em 2015 pela Autarquia Bracarense, visa a reabilitação do portador de doença oncológica através da disponibilização gratuita de treino funcional, apoio psicológico e nutricional.