BragaHabit e Município de Braga criam solução inovadora para pessoas em situação de sem-abrigo

O Município de Braga aprovou em reunião de executivo municipal, na passada Segunda-feira, um protocolo de colaboração com a BragaHabit – Empresa Municipal de Habitação de Braga para a criação da House of Skills, uma solução inovadora no âmbito do projecto ROOF – Ending Homelessness.

 
braga

A solução consiste numa habitação de transição para as pessoas em situação de sem-abrigo, através de um programa de melhoria das competências pessoais, sociais e profissionais, em colaboração com as várias organizações sociais da cidade de Braga que actuam neste domínio.

 
 

A iniciativa realizou-se no âmbito da participação da cidade de Braga no projecto ROOF – Ending Homelessness, que conta ainda com a participação de Ghent (Bélgica), Liége (Bélgica), Timisoara (Roménia), Odense (Dinamarca), Poznan (Polónia), Glasgow (Escócia), Salónica (Grécia) e Toulouse (França). Esta rede europeia que tem como propósito criar respostas habitacionais inovadoras para as pessoas que se encontram em situação de sem-abrigo.

A BragaHabit, enquanto parceira activa no contexto do NPISA (Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem Abrigo) e do próprio Projecto ROOF, cederá uma habitação na qual será desenvolvido um programa de alojamento sustentado no modelo de Housing First e de melhoria das competências pessoais, sociais e profissionais das pessoas enquadradas nesta resposta.

 
 

A referida habitação será utilizada em regime de residência partilhada e destina-se a promover o acesso ao alojamento e às condições que permitem o treino e exercício de autonomia, com vista à integração social dos residentes.

De referir que, para além das respostas de apoio habitacional enquadradas no Regulamento de Apoio à Habitação do Município de Braga, a BragaHabit tem vindo a protocolar com outros serviços e instituições de apoio respostas habitacionais alternativas que garantam um acompanhamento de grande proximidade das pessoas em situação de vulnerabilidade social e habitacional

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...