Buscas da PSP na residência oficial de António Costa e ministérios do Ambiente e Infra-estruturas
Chefe de gabinete e Lacerda Machado detidos.
A PSP está a efectuar buscas em gabinetes do Governo por causa dos negócios do lítio. Ministros Duarte Cordeiro e João Galamba e ex-ministro João Pedro Matos Fernandes serão constituídos arguidos.
A PSP está a efetuar, desde esta manhã, buscas na casa do primeiro-ministro e em ministérios relacionados com os projetos de lítio em Montalegre e suspeitas de crime nos negócios do hidrogénio verde. Foram detidos o chefe de gabinete de António Costa, Vítor Escária, o consultor próximo de Costa, Diogo Lacerda Machado, o presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, bem como dois executivos de empresas.
Estão também a ser alvo de buscas os gabinetes dos ministros do Ambiente e Transição Climática e das Infra-Estruturas. Segundo o Jornal PÚBLICO, Duarte Cordeiro e João Galamba serão constituidos Arguidos. O mesmo irá acontecer com o antigo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.
As buscas estão a decorrer na residência do primeiro-ministro e visam ainda outro gabinete além do de Vitor Escária.
O Gabinete do primeiro-ministro ainda não se pronunciou. Já o Ministério do Ambiente e da Acção Climática confirmou à agência Lusa a realização de buscas da PSP nas suas instalações.
A operação deve-se a uma investigação sobre negócios do lítio em Montalegre e foi preparada entre o DCIAP e a PSP em absoluto segredo por receio de fugas de informação por envolver membros do Governo.
Fonte: Público