Câmara de Braga atribui apoios financeiros a Freguesias e a diversas entidades
O Executivo Municipal de Braga analisa hoje, dia 31 de Maio, em Reunião de Câmara, a transferência de mais de 250 mil euros, uma verba que será distribuída sob a forma de apoios às Freguesias e a entidades, mas também através da celebração de contratos-programa nas áreas do Desporto, Juventude e Associativismo.
No que concerne aos apoios às Freguesias e dando continuidade à política de proximidade encetada pela Autarquia liderada por Ricardo Rio, a maior fatia, no valor de 24.477 euros, é atribuída à Freguesia de Sequeira, que irá proceder à requalificação do cemitério local. A União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe vai receber um apoio de 8.035 euros, para o projecto da Casa Mortuária de Real.
À União de Freguesias de Este (S. Pedro e S. Mamede) será atribuído o valor de 7.965 euros, para a construção de muro e arranjo do Parque de Lazer na rua do Pregal, em Este S. Mamede. Para apoiar o Circuito de Palmeira/Prémio Peixoto Alves, a Freguesia de Palmeira irá receber um apoio de 1.500 euros, enquanto a União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe irá receber 5.086 euros, para suportar as despesas de pagamento da luz do pavilhão gimnodesportivo.
No capítulo dos contratos interadministrativos de delegação de competências, a Câmara Municipal de Braga irá transferir 34.882 euros para a União de Freguesias de Arentim e Cunha, para a requalificação do Caminho da Vinha, em Cunha. A Freguesia de Sobreposta vai receber 31.362 euros, para a reabilitação dos passeios do loteamento do Lugar da Bouça do Monte do Senhor; a Freguesia de Sequeira 13.356 euros para a obra da Travessa da Quinta da Mesquita; e a Freguesia de Tebosa vai receber 1.133 euros, para o projecto de requalificação do muro de suporte à Rua da Seara.
Contratos-Programa com diversas entidades
Na área do Desporto, Juventude e Associativismo, o Executivo Municipal irá apreciar as propostas de celebração de contratos-programa com diversas entidades, que se destinam a apoiar a época de 2020/2021, nomeadamente: Associação Desportiva de Escaladores de Braga, no valor de 896 euros; Associação de Basquetebol de Braga, no valor de 3.114 euros; Associação Juvenil de Karaté de Portugal, no valor de 2.747 euros; Clube de Ténis de Braga, no valor de 5.000 euros; Associação Desportiva e Cultural de Nogueiró e Tenões, no valor de 5.000 euros; Associação de Festas de S. João, no valor de 50 mil euros.
Apoios financeiros a entidades
O Executivo Municipal apreciará, igualmente, a atribuição de apoios financeiros ao Centro Novais e Sousa e à Associação Grupo Desportivo e Social de Penso Santo Estêvão.
Ao Centro Novais e Sousa, a Câmara Municipal irá atribuir 40 mil euros, apoio que se destina à adaptação, beneficiação e ampliação das instalações do Centro de Actividades Ocupacionais (CAO), em Lar Residencial com capacidade para 30 utentes. Recorde-se que o Centro Novais e Sousa tem por finalidade acolher pessoas com deficiência mental, proporcionando-lhes vários serviços e actividades ocupacionais que visam a valorização pessoal e a integração social.
Já a Associação do Grupo Desportivo e Social de Santo Estêvão de Penso irá beneficiar de um apoio de 20 mil euros, para aquisição de novos painéis solares e instalação de aquecimento central na instituição. A associação está sediada na antiga escola primária de Penso Santo Estêvão, cedida pelo Município para o exercício da actividade na área social. A instituição possui valências de Centro de Dia e Apoio Domiciliário.