Câmara de Braga constitui Conselho Municipal do Imigrante, Integração e Interculturalidade
A Câmara de Braga vai criar um Conselho Municipal do Imigrante, Integração e Interculturalidade. Este órgão visa a promoção da cidadania, da participação e dos valores dos direitos humanos, contribuindo para a criação de políticas de acolhimento e integração das pessoas imigrantes na sociedade Bracarense.
Para a criação deste órgão foi constituído um grupo de trabalho, composto por representantes da Autarquia e de associações de imigrantes, que procedeu à elaboração de um regulamento. O documento será agora submetido à apreciação do Executivo Municipal.
Ao longo dos últimos anos, o Município de Braga tem desenvolvido um conjunto de políticas que visam combater as exclusões sociais, afirmar os direitos humanos como motor da cidadania e construir uma Cidade aberta, diversa e intercultural.
“A não discriminação e a solidariedade são pilares fundamentais destas políticas, numa perspectiva de acolhimento de todas as pessoas, nacionais e estrangeiras, de forma a potenciar a convivência intercultural, o multilinguismo e a diversidade étnica e religiosa”, explicou a vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, no final da reunião do grupo de trabalho realizada no passado dia 13 de Abril.
Segundo Sameiro Araújo, o Conselho Municipal do Imigrante, Integração e Interculturalidade pretende ser um “elemento promotor da cidadania e participação, ao mesmo tempo que procura contribuir para as políticas de acolhimento e integração das pessoas imigrantes”. “Outro dos objectivos é a promoção da interculturalidade, alicerçada numa “visão de Cidade mais igualitária e solidária, comprometida com o combate à pobreza, às exclusões sociais e territoriais e às discriminações raciais, numa lógica de subsidiariedade e de parceria local”, acrescentou a vice-presidente da Autarquia.