Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso apresentou projeto CLDS 5G
A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso apresentou o Plano de Ação do projeto CLDS 5G – Lanhoso, em sede de Conselho Local de Ação Social (CLAS). Este será mais um instrumento de intervenção junto da comunidade, que, de entre outros aspetos, reconhece a necessidade do trabalho com migrantes.
A Vice-Presidente da Autarquia, Fátima Moreira, dirigiu a sessão, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, contando com a presença de representantes de entidades parceiras e pessoal técnico.
O objetivo do CLDS – Contrato Local de Desenvolvimento Social Lanhoso 5G é contribuir para a melhoria das condições de vida dos e das munícipes, especialmente de quem vive em especiais condições de vulnerabilidade social. O CLDS contará com diversas ações, abrangendo o período temporal de quatro anos (2025 – 2028). São dois os eixos de intervenção em que assenta: Emprego, formação e qualificação; Desenvolvimento social, capacitação comunitária e intervenção em contextos de emergência social e de cenários de exceção.
No âmbito do eixo Emprego, formação e qualificação, está prevista a constituição da rede de Empregabilidade e Empreendedorismo; o programa Working for a job; a Jump Box – Academia de Competências Empreendedoras; a capacitação das organizações e da comunidade sobre as medidas de apoio ao emprego por forma a garantir que jovens, cuidadores informais, pessoas com deficiência, pessoas LGBTQIA+, migrantes e pessoas em situação de vulnerabilidade são devidamente informadas; a criação de um plano para cuidadores; a criação de um plano para migrantes – empregabilidade; bem como ações no âmbito da igualdade e conciliação.
No que se refere ao eixo Desenvolvimento social, capacitação comunitária e intervenção em contextos de emergência social e de cenários de exceção, está prevista a intervenção com as famílias; um plano para migrantes relativo à sua inclusão; a construção de um modelo de intervenção social participativo; a inclusão e o combate à discriminação; e ainda a realização de seminários e workshops.
O CLDS 5G – Lanhoso é promovido e será executado pela autarquia da Póvoa de Lanhoso através de um modelo de intervenção individualizado e concertado. O valor de investimento previsto é de 505.920€. Os Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS 5G) têm por finalidade promover a inclusão social dos cidadãos e das cidadãs, de forma multissectorial e integrada, através de ações a executar em parceria, para combater a pobreza persistente e a exclusão social em territórios deprimidos.