Quantcast
 
 

Campus Saudável: Politécnico de Viana do Castelo internacionalmente distinguido com certificação de Ouro

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) acaba de obter a certificação ouro da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) Healthy Campus programme, vendo assim reconhecido o desempenho da instituição em matérias de bem-estar e de sustentabilidade dos seus campi. O Politécnico de Viana do Castelo está entre as nove instituições de ensino superior nacionais certificadas.

 
IPVC Edifício

O Politécnico de Viana do Castelo aderiu a este programa de certificação mundial em dezembro de 2020 e desde então conseguiu a certificação em julho de 2021 e conquistou o selo de bronze no passado mês de fevereiro e o selo de prata no início deste mês. Chega agora a certificação de ouro.

 
 

O Plano Estratégico IPVC2024, com um caráter inovador, assente numa política de responsabilidade social e com um eixo específico para um “Campus Sustentável e Inclusivo IPVC”, contribuiu para esta certificação. Mas a Implementação do Sistema de Gestão de Responsabilidade Social e do Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal; bem como o reforço das Atividades do Gabinete de Saúde e Bem-Estar e do Centro Desportivo, com enfase na promoção de estilos de vida saudáveis da Comunidade IPVC, também merecem destaque neste reconhecimento. O mesmo acontece com o Desenvolvimento da Escola Inclusiva IPVC com três vertentes de intervenção social com a comunidade: Programas Capacitação em Voluntariado; Aprendizagem em Serviço (Projetos curriculares com parceiros sociais locais) e Programa INPEC+ (promoção e comunidades salutogénicas, com Grupos Semente em cada Escola do IPVC).

O programa Campus Saudável da FISU é uma iniciativa que visa melhorar o bem-estar dos alunos e da comunidade do campus em todos os aspetos. A plataforma FISU Healthy Campus oferece às instituições de ensino superior em todo o mundo diretrizes sistemáticas e ferramentas para garantir o bem-estar e o estilo de vida saudável de seus alunos. Instituições de ensino superior e stakeholders beneficiam, desta forma, de uma rede internacional de conhecimento compartilhado e melhores práticas.

 
 

Instituições avaliadas em vários domínios

Desde a fundação da FISU, em 1949, a Federação tem sido um dos principais impulsionadores para expandir o papel e o alcance dos desportos universitários em todo o mundo. Mais conhecido pelos eventos esportivos e educacionais, o programa Campus Saudável ajuda a expandir a responsabilidade social da FISU para alcançar um número maior de estudantes, escolas e funcionários universitários.

 

Com base em 100 critérios desenvolvidos pelos principais especialistas globais, as instituições de ensino superior são avaliadas em vários domínios: Atividade Física e Desporto; Nutrição; Prevenção de Doenças; Saúde Mental & Social; Comportamento de Risco; Meio Ambiente, Sustentabilidade & Responsabilidade Social; e Gestão do Campus Saudável. O Campus Saudável da FISU premeia as instituições de ensino superior que incentivam um modo de vida saudável em seus campi.

O programa é construído sobre uma plataforma digital, permitindo às instituições de ensino superior rastrear e melhorar a saúde e o bem-estar dos alunos e funcionários. Esta plataforma digital conta com 30 especialistas mundiais em saúde estudantil, permitindo que o programa tenha uma rede global sem precedentes para as instituições de ensino superior compartilharem conhecimento e melhores práticas.

 

Para atender às necessidades de alunos e funcionários, o programa estabeleceu uma abordagem transversal que inclui não só a atividade física, mas também a gestão saudável do campus, a saúde mental e social, a nutrição, a prevenção de doenças, o comportamento de risco, o meio ambiente, a responsabilidade social e a sustentabilidade. Com o programa Campus Saudável, as instituições de ensino superior incorporam recursos concretos de saúde e bem-estar em todos os aspetos da vida e cultura do campus. O programa mantém firme a crença de que as instituições de ensino superior devem ter um ambiente propício, incentivando alunos e funcionários a praticar um estilo de vida saudável e sustentável onde o acesso e a oportunidade nas áreas de atividade física, saúde e nutrição são uma parte diária da vida do campus.

Comentários

comentários

 

You may also like...

Deseja ativar as notificações Sim Não