Quantcast
 
 

Candidato do PAN defende melhores condições para os profissionais de saúde

O cabeça-de-lista do PAN, Pessoas-Animais-Natureza, pelo distrito de Braga, Rafael Pinto, reuniu com o Sindicato dos Enfermeiros do Minho.

 

A reunião teve como objetivo conhecer as reivindicações dos milhares de enfermeiros no distrito. Segundo Rafael Pinto, “O PAN defende um maior investimento no sistema nacional de saúde e a valorização de todos os profissionais, incluindo médicos, enfermeiros e auxiliares”, acrescentando que “As condições de carreira atuais não são dignas, com uma carga horária demasiado elevada, falta de progressão nas carreiras e vínculos precários”.

 
 

No seu programa o PAN propõe um aumento salarial de 30% para os médicos, uma subida do escalão 15 para o 21 no início de carreira dos enfermeiros, que se reflete num aumento de 300€ para jovens enfermeiros, e ainda a regulamentação da carreira dos auxiliares de saúde. Para além disto, o partido quer garantir a progressão de carreiras de 4 em 4 anos, ao invés de 8.

Para o cabeça de lista do PAN, “Estas propostas são essenciais para captar mais jovens e profissionais para o nosso sistema de saúde e reduzir a emigração. O PAN já as apresentou no Parlamento, no entanto as mesmas foram chumbadas com o voto contra do PS e a abstenção do PSD e IL”.

 
 

O partido defende ainda um regime de exclusividade para os médicos, dotado de um aumento salarial, bem como garantir a existência de psicólogos e nutricionistas nos centros de saúde em número suficiente para responder às necessidades da população.

Para o candidato “A execução dos orçamentos da saúde tem ficado muito aquém do previsto, apenas assumindo a saúde como prioridade vamos conseguir garantir acesso a toda a população e boas condições de trabalho para milhares de profissionais. Sem esquecer que a saúde começa na prevenção, nas políticas de educação, agricultura, urbanismo e economia.”.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...