Quantcast
 
 

Cão com açaime e coleira de choques eléctricos salvo por 3 jovens.

No passado domingo, dia 29 de Setembro, três amigos durante uma caminhada à Senhora da Lapa, freguesia de Soutelo em Vieira do Minho resgataram um cão que estava com um açaime colocado, impedindo-o de comer e beber, e uma coleira de choques eléctricos, usualmente utilizada por caçadores para treinos no monte.

 

Os jovens ouviram o animal a latir em sofrimento, e pelas imagens verifica-se que não comia há bastante tempo, foram em seu auxílio e conseguiram tirar o açaime e a coleira ao animal.
Conseguiram alimentá-lo com o pouco que levavam, mas não foi possível recolher o animal, pois o mesmo após comer as várias sandes que os jovens lhe deram fugiu.

 
 

Desde Outubro de 2015 que os maus-tratos sobre animais é um crime; a lei prevê que, “quem, sem motivo legítimo, infligir dor, sofrimento ou quaisquer outros maus-tratos físicos a um animal de companhia é punido com pena de prisão até um ano ou com pena de multa até 120 dias”.

A mesma lei indica que, quem cometer actos que resultem na morte do animal ou na “privação de importante órgão ou membro ou afectação grave e permanente da sua capacidade de locomoção”, será “punido com pena de prisão até dois anos ou com pena de multa até 240 dias”.

 
 

No caso de abandono, a lei determina que, “quem, tendo o dever de guardar, vigiar ou assistir animal de companhia, o abandonar, pondo desse modo em perigo a sua alimentação e a prestação de cuidados que lhe são devidos, é punido com pena de prisão até seis meses ou com pena de multa até 60 dias”.

Exclusivo: vieiradominho.tv

 

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...

Deseja ativar as notificações Sim Não