Quantcast
 
 

Capital do Minho eleita uma das cinco melhores cidades para os reformados americanos viverem

O texto é da autoria de Kathleen Peddicord, para a reputada revista Forbes, num artigo sobre a reforma que não é barata e está a ficar mais cara a cada ano que passa, especialmente nos Estados Unidos e Canadá, graças à inflação e aos custos médicos.

 

Segundo este artigo a Cidade dos Arcebispos é considerada “culturalmente vibrante da província do Minho, no norte de Portugal, famosa pelas suas paisagens verdes exuberantes que produzem vinho verde. Uma cidade atraente e amada, com ruas estreitas e praças animadas cercadas por edifícios históricos e elegantes igrejas barrocas, o centro histórico de Braga é um bairro denso e movimentado, repleto de cafés, restaurantes, boutiques, igrejas, supermercados, empresas, hotéis, casas e muito mais…”

 
 

Kathleen Peddicord continua o artigo afirmando que “Braga é uma opção de reforma fora do radar em Portugal, especialmente em comparação com o Algarve, Lisboa e Porto, o que significa que o custo de vida aqui é significativamente mais baixo do que nestas áreas mais turísticas”

“A popularidade de Portugal entre estrangeiros, particularmente os norte-americanos, atingiu patamares inéditos”, destaca o texto da revista norte-americana dedicada a negócios e economia.

 
 

Neste artigo Kathleen destaca as cinco cidades internacionalmente reconhecidas como as mais seguras e acessíveis para desfrutar da reforma.

De 2021 a 2022, assistiu-se a um aumento de mais de 34% no número de norte-americanos que escolheram Portugal como residência, destacando-se como o maior aumento entre todos os grupos continentais no período. Peddicord observa que a concentração de expatriados no Algarve, Lisboa e Porto resultou em incrementos nos custos de vida e nos preços da propriedade nos últimos anos.

 

“Essa é uma das razões pelas quais eu recomendo Braga, uma cidade menos conhecida no norte de Portugal”, sublinha a jornalista, descrevendo a capital minhota como “elegante e bem equipada”, ao mesmo tempo que permanece “acessível para a maioria das pessoas”.

A autora também analisa o custo de vida na cidade, estimando que um orçamento mensal de 2.855 dólares (equivalente a 2.608 euros) seja suficiente para permitir a um casal viver confortavelmente em Braga. A cidade é apelidada de “Roma de Portugal” devido à sua riqueza em igrejas e catedrais, acompanhada pelo som quase constante dos sinos.

 

O artigo da Forbes destaca o centro histórico atrativo de Braga, que abrange diversos cafés, restaurantes, lojas, igrejas, hotéis, empresas e residências. Também é observado que Portugal perdeu parte do seu apelo como “paraíso dos aposentados” com o término dos vistos Gold e do programa de redução de impostos para reformados estrangeiros.

Chitré (Panamá), Creta (Grécia), Mazatlán (México) e Valência (Espanha) são as outras cidades mencionadas neste artigo.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...