Quantcast
 
 

Cartaz Cultural intenso marca Solenidades da Semana Santa em Esposende

A programação da Quaresma e da Semana Santa de Esposende inicia-se a 15 de março, com o concerto “Lux Resurrectionis”, pela Orquestra da Costa Atlântica e pelo Ensemble Capella Duriensis, com um programa onde se destaca o “Requiem”, de Gabriel Fauré. Até 1 de abril Esposende assume um modo majestoso, com momentos maiores, inseridos na programação da Semana Santa, evento único, repleto de tradições seculares que traz a Esposende milhares de visitantes. Projetando a vivência desta “Semana Maior”, estão agendadas diversas ações de âmbito cultural e religioso que compreendem o período da Quaresma e estendem-se até à segunda-feira de Páscoa.

 


A solenidade das celebrações religiosas, do Lausperene Quaresmal às procissões e expressões da fé, dos mistérios da Paixão da Morte e da Ressurreição de Cristo continuam a destacar-se de um programa marcado pela aposta crescente na vertente cultural e que envolve as instituições do concelho.
A ornamentação das ruas recebe o complemento das montras de Páscoa que o comércio tradicional acautela e Esposende apresenta, ainda, durante este mês de março, toda uma programação associada ao evento gastronómico “Março com Sabores do Mar”. Com intensa atividade cultural e religiosa, Esposende assume-se como ponto de interesse, captando turistas que aqui encontrarão as condições para uns dias de descanso, com percursos que enfatizam a mobilidade suave que carateriza o concelho e uma gastronomia onde a inovação se alicerça na tradição.

 
 


A animação constante convida para experiências únicas, fortalecendo a coesão e o sentido de comunidade, através de ações que promovem a cultura e as tradições locais, dinamizando o turismo, o comércio e a restauração. No dia 16 de março, a Igreja da Misericórdia de Esposende acolhe o concerto
“No Monte das Oliveiras”, pelo Ensemble Cardo-Roxo, com um programa dedicado à música religiosa tradicional portuguesa e, no dia 23, a Igreja Matriz de Esposende acolhe o Concerto “Passio”, onde o Coro de Pequenos Cantores de Esposende e o Coro Ars Vocalis protagonizam a estreia da obra “Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo Segundo S. João”, do compositor esposendense António Capitão Ribeiro. Prosseguindo o programa de concertos, no dia 27, a Igreja Matriz acolhe o concerto meditativo “In Cruce”, em torno das “Sete Palavras de Jesus na Cruz”, pelo Coro de Câmara da Igreja Matriz de Esposende.


Das solenidades religiosas, destaca-se, no dia 22 de março a Via-Sacra Arciprestal, com início na Igreja Matriz de Esposende até à Capela de S.
Lourenço, em Vila Chã.
No dia 24 de março realiza-se a Bênção de Ramos, na Igreja da Misericórdia, seguida de Procissão da Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém. Dia 27 de março realiza-se a Procissão de Velas e, no dia seguinte, será apresentado o tradicional tapete de flores, na Igreja da Misericórdia, antecedendo a Procissão do Encontro. Dia 29 realiza-se a Procissão do Enterro do Senhor e dia 30 a Celebração da Vigília Pascal, antecedendo a Queima do Judas.
O Domingo de Páscoa, 31 de março, fica marcado pela tradicional Visita Pascal minhota. Pelas 11 horas, o compasso segue da Igreja Matriz até
diversas instituições da cidade, nomeadamente a Câmara Municipal.

 
 


O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira aponta a programação como “fundamental para a dinamização local, proporcionando condições de atratividade turística, geradora de um crescente impacto económico”.
O programa completo pode ser consultado em:
https://www.municipio.esposende.pt/viver/eventos/evento/semana-santa-64

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...