Quantcast
 
 

Casa da Memória – Engenho de Recovelas inaugurada em Ribeiros – Fafe

O Presidente da Câmara Municipal, Raul Cunha, marcou presença, ontem dia 13 de outubro, na inauguração da Casa da Memória – Engenho de Recovelas, em Ribeiros.

 
lagar

Trata-se de um projeto de recuperação do Lagar de Azeite daquela freguesia que, agora, surge como um espaço museológico relativo à produção tradicional de azeite e, sobretudo, um local de conservação da memória coletiva do povo ribeirense.

 
 

O edifício acomoda os diferentes mecanismos necessários à produção tradicional do azeite e contempla um espaço digital com conteúdos relacionados com a memória do povo Ribeirense.

No ano de 2019, o edifício foi adquirido pela Junta de Freguesia de Ribeiros, que determinou uma profunda requalificação e elaborou todo o plano de recuperação e intervenção. Esta requalificação teve como objetivo reconstituir a imagem tradicional do lagar, criando um espaço mais atrativo e agradável.

 
 

A Junta de Freguesia pretendeu promover não só o edifício, mas também os métodos tradicionais de produção de azeite com recurso à utilização mecânica da água (métodos completamente desaparecidos) e também conservar a memória coletiva do povo ribeirense, património imaterial de valor incalculável, cuja preservação é determinante proteger.

O Engenho de Recovelas integra a “Rota Saudável – Ribeiros Resiste”, percurso pedestre concebido pela Junta de Freguesia, que proporciona aos visitantes agradáveis sensações, devido à beleza natural da paisagem rural e à bucólica calmaria da aldeia.

 

Raul Cunha destacou “o Lagar de Azeite de Recovelas é um lugar de história e de memórias, que conjuga o verdadeiro património material e imaterial de uma terra e de um povo.

A “Casa da Memória – Engenho de Recovelas” representa uma nova atração turística pela sua singularidade, associada ao valor histórico e ao enquadramento natural do edificado.”

 

Dar os parabéns ao presidente da junta e a todos os que que colaboraram. Temos aqui uma Casa de Memória que funciona como memória, mas que funciona tambem como um exemplo objetivo que os nossos jovens seguramente irão aproveitar. Devemos, como aqui aconteceu, valorizar o que é nosso, promover a nossa terra e atrair visitantes a Fafe.”

O autarca rematou a sua intervenção, fazendo um balanço dos últimos oito anos. “Durante estes oito anos, tivemos uma preocupação em promover e modernizar Fafe, trazer o desenvolvimento ao concelho, mas fazê-lo de um modo harmonioso e promovendo a coesão do município.

 

E, por isso, procuramos durante estes anos consagrar nos vários orçamentos uma verba destinada para as freguesias, de forma a poderem concretizar as obras e projetos, como este.”

O Presidente da Junta de Freguesia, José Novais, explicou “o Lagar de Azeite de Recovelas, também conhecido por Engenho de Recovelas, surge no âmbito da execução de um conjunto de projetos que visam cativar e fixar população, de maneira a combater o despovoamento da freguesia de Ribeiros.

Na ocasião, foi também apresentado o livro que retrata todo o processo e os métodos tradicionais de produção de azeite.

Comentários

comentários

Você pode gostar...