Casa do Professor distinguida com o Prémio Erasmus+ Boas Práticas 2022
A Casa do Professor foi distinguida com o Prémio Erasmus+ Boas Práticas 2022 – Ensino Escolar, atribuído pelas agências nacionais Erasmus+ Educação e Formação e Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade. O prémio deve-se ao projeto de (IN)school – Developing Skills for Life, que pretendeu melhorar o sucesso escolar e a plena inclusão social de crianças entre os 5 e os 7 anos, centrando-se no desenvolvimento de competências associadas às funções executivas como a: memória de trabalho, inibição de resposta e flexibilidade cognitiva.
O galardão foi entregue à Coordenadora do Projeto, Marta Peixoto numa cerimónia que decorreu na Figueira da Foz e galardoou os projetos nacionais mais inspiradores para a comunidade Erasmus+ nas várias ações financiadas pelo Programa.
Em concreto, o projeto “(IN)school” ao debruçar-se sobre as funções executivas, agiu com o propósito de trabalhar as competências de leitura, escrita e cálculo, que mais garantem o sucesso académico e o sucesso futuro das crianças. Nas suas várias ações, a coordenadora, Marta Peixoto referiu que o projeto, contou com a colaboração direta de mais 6 entidades e permitiu alcançar os seguintes resultados:
§ realizaram-se 14 eventos formativos, envolvendo 60 parceiros e 102 professores;
§ desenvolvimento de 9 jogos, uma app de avaliação do perfil das funções das crianças e um referencial de formação para professores;
§ um centro psicoeducativo equipado com os produtos do projeto, situado no Agrupamento de Escolas de Maximinos;
§ uma conferência internacional que contou com a colaboração de 20 entidades e que permitiu, que durante 2 dias, 2 059 participantes assistissem ao evento transmitido em direto, tendo-se registado 108 000 interações;
§ o website do projeto neste momento regista mais de 110 000 interações.
O projeto (IN)school cumpre com a missão do Centro de Inovação Pedagógica da Casa do Professor, ao situar no aluno, o centro das suas ações, o que requer uma visão e entendimento partilhado entre diferentes atores, assente num processo colaborativo. Para tal o Centro de Inovação Pedagógica integra especialistas e investigadores que respondem, de forma integrada, às necessidades identificadas nos diferentes contextos escolares, assentes em quatro áreas fundamentais: pedagogia, tecnologia, psicologia e neurociência.
OUTROS PROJETOS DA CASA DO PROFESSOR
O Projeto LOOP – Empowering teachers training é uma ação contextualizada na “European Policy Experimentations in the field of Education and Training led by high-level public authorities”, do qual fazem parte 12 organizações, provenientes da Eslovénia, Grécia, Croácia, Alemanha, Espanha e Itália, para além de 42 parceiros associados. Em Portugal a Casa do Professor conta com a participação da DGAE, o IE da Universidade de Lisboa e a coordenação da INOVA+.