Casal de Vieira do Minho em destaque na imprensa Luso-Francesa
Há cerca de 7 anos, o casal Céline e Vítor Fernandes lançou a ideia do “Fado à Mesa”, uma tasca portuguesa em Dijon e agora lança-se numa outra aventura com a compra de um novo espaço, também em Dijon, de venda de produtos portugueses.
Céline Fernandes é francesa, cresceu em Marseille e foi para Dijon terminar um curso de gestão de recursos humanos. Só que… conheceu Vítor Fernandes natural da freguesia de Campos, Concelho de Vieira do Minho, e já não regressou a Marseille. Paralelamente, apaixonou-se também pela cultura e pela língua portuguesa.
Numa entrevista-vídeo ao LusoJornal conduzida por Sylvie das Dores, Céline Fernandes explica que começou a carreira profissional num serviço de recursos humanos e depois enquanto chefe de projetos numa organização sindical dedicada às empresas de construção civil. Por seu lado, Vítor Fernandes tinha uma formação e uma experiência profissional no ramo da restauração.
“Quando fundamos a nossa família, ele queria criar qualquer coisa, por exemplo um bar temático, até podia não ter nada a ver com Portugal, mas pouco a pouco a ideia fez o seu caminho e decidimos valorizar as suas raízes” explicou Céline Fernandes ao LusoJornal. “Ele trazia o ‘fundo’ e eu trazia a ‘forma’. Antes mesmo de criarmos a empresa, havia já uma complementaridade”.
A nova “épicerie” que o casal comprou situa-se nos Halles de Dijon, num edifício classificado, em pleno centro da cidade. Compraram a um casal espanhol, que já vendia produtos portuguesas, do bacalhau ao vinho do Porto. “É o mais pequeno comércio de Dijon” garante Céline Fernandes ao LusoJornal. “Nós passávamos ali e pensávamos logo em Portugal. É um pouco como aquelas lojas de Lisboa e do Porto. Afinal conseguimos comprá-lo. O nosso objetivo não é ter coisas grandes, não queremos ter uma grande sala, preferimos o lado intimista, a proximidade de falar e de passar tempo com os nossos clientes, transmitir-lhes a nossa paixão por Portugal”.
Fado à Mesa
83 rue Jean Jacques Rousseau
21000 Dijon
in Lusojornal