Católica de Braga recebe finalistas e distingue melhores alunos
Depois de um interregno de dois anos devido à situação sanitária, a Aula Magna da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (UCP-Braga) volta a receber sábado 26 de março, a partir das 10h00, a tradicional cerimónia de entrega de diplomas (2020/21) e de prémios de melhores alunos (2019/20 e 2020/21).
O evento, que marca o fim de uma etapa de formação e o reconhecimento do mérito individual, constitui um momento privilegiado de reencontro entre os alunos que finalizaram os seus cursos de 1º e 2º ciclo no ano letivo transato – acompanhados de seus familiares – com colegas e docentes.
A sessão tem início com a projeção de um vídeo institucional alusivo à UCP-Braga, seguindo-se a intervenção do Professor João Duque (Pró-reitor do Centro Regional) que introduzirá a cerimónia solene de bênção e entrega de diplomas, na presença dos Professores Isabel Capeloa Gil (Reitora da Universidade Católica Portuguesa), José Manuel Lopes (Diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais) e Luís Miguel Figueiredo (Diretor adjunto da Faculdade Teologia)
De acordo com os dados fornecidos pela UCP-Braga, em 2020-21, graduaram-se 210 estudantes. Os 149 alunos que finalizaram uma formação de 1º ciclo subdividiam-se pelas Licenciaturas em Psicologia (46), Ciências da Comunicação (37), Serviço Social (25), Turismo (23), Tecnologias da Informação e da Comunicação (14) e Filosofia (4). No que se refere ao 2º ciclo, foram contabilizados 61 finalistas, distribuídos pelos Mestrados das áreas de Psicologia (31), Ciências da Educação (15), Comunicação Digital (9), Turismo (3), Gerontologia (1), Ensino do Português (1) e Filosofia (1).
Num segundo momento, terá lugar a entrega de quatro dezenas de prémios para os melhores alunos (cf. lista anexa) do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, referente aos anos letivos 2019-20 e 2020-21. Para além dos representantes das diversas instituições públicas e privadas nacionais que patrocinam estes prémios, marcam ainda presença na cerimónia o Presidente da Câmara Municipal de Bissau (Dr. Luís Simão Enchama), a Vereadora da Educação da Câmara de Santa Catarina (Dra. Isabel Monteiro) e a Embaixadora do Consulado Geral de Angola no Porto (Dra. Isabel Godinho) para distinguir, respetivamente, os melhores alunos guineense, cabo-verdiano e angolano.
A sessão, que será abrilhantada com a participação do coro académico da UCP-Braga, encerra com intervenções da Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Prof. Isabel Capeloa Gil e do novo Arcebispo Primaz, D. José Cordeiro.