Centro de Artesanato de Prado apresenta Candeia em honra de Nª Sª da Purificação
O Centro Interpretativo do Artesanato em Cerâmica, na Vila de Prado, acolheu a sessão de apresentação da Candeia e do cartaz da Festa em honra de Nossa Senhora da Purificação, padroeira da paróquia de Prado Santa Maria, no concelho de Vila Verde.

A sessão começou com um momento musical, protagonizado por Rogério Braga com a interpretação do tema “Recado”. De seguida a Comissão de Festas de Nossa Senhora da Purificação fez a apresentação da Candeia em barro preto, alusiva à louça de Prado, símbolo de Nossa Senhora das Candeias e expressão marcante da tradição e identidade cultural da Vila de Prado.
Um exemplar da candeia ficará a partir de agora em exposição no Centro Interpretativo de Prado, onde se inclui o Lenço de Namorados dedicado à obra e com a mensagem: «Senhora da Vila de Prado, Aqui nos tens com devoção, Viemos aqui para rezar, com a Candeia na mão.
Com a participação da presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, a sessão deu ainda espaço à apresentação do programa das Festas de 2026, que decorrem entre 23 de janeiro 8 de fevereiro, e com a homenagem a algumas personalidades.
O momento alto da sessão ocorreu com a estreia do Hino da Padroeira, com letra de Carla Henriqueta Barbosa, presidente da Comissão de Festas, e música de Luís Pinho, professor da Escola de Música da Vila de Prado.
Esta foi uma iniciativa da Comissão de Festas de Nossa Senhora da Purificação, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Verde, da Paróquia de Prado e da Junta de Freguesia de Prado.


