Centro Multinacional de Formação de “HÉLIS”

28 de Junho de 2022
Granja do Marquês, Sintra

 

Lançado em Agosto de 2019, o programa da Agência de Defesa Europeia para o Centro Multinacional de Formação de Helicópteros (“Multinational Helicopter Training Centre”, MHTC), teve, a 28 de Junho de 2022, o seu acordo técnico assinado pelos 14 países fundadores (Aústria, Bélgica, Chipre, República Checa, Finlândia, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Holanda, Portugal, Sérvia, Eslovénia e Suécia).

 
 
helicopetero FA
Foto por Élio Domingos | Força Aérea Portuguesa

Caberá, assim, à Base Aérea N.º 1 (BA1) na Granja do Marquês, em Sintra, receber, por um período inicial de 15 anos, este centro, para o qual se projectam 37 semanas de treinos tácticos de helicópteros por ano, incluindo um exercício anual “Blade”. Na área da BA1 estão também localizadas as instalações da Academia da Força Aérea (AFA) e do Museu do Ar.

Estão sob a égide deste centro os 3 programas de treino da Agência de Defesa Europeia: o Programa de Exercícios de Helicópteros (“Helicopter Exercise Programme”, HEP); o Curso de Tácticas de Helicóptero (“Helicopter Tactics Course”, HTC) e o Curso de Intrutor Táctico de Helicóptero (“Helicopter Tactics Instructor Course”, HTIC).
O centro tem o início da sua actividade operacional projectado para o final de 2023.

 
 

Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...