Quantcast
 
 

Certificado digital exigido em restaurantes ao fim-de-semana

A média diária de casos de infeção com o novo coronavírus subiu 54% na última semana, anunciou hoje a ministra da Presidência, ao adiantar que se continua a verificar um agravamento da pandemia da covid-19 em Portugal.

 

Fique a par de todas as medidas anunciadas pelo Governo:

 
 

“O ponto de situação da pandemia no nosso país é a de uma incidência de 254,8 e de um índice de transmissibilidade (Rt) de 1,20 no continente”, afirmou Mariana Vieira da Silva,  após o Conselho de Ministros.

Segundo a ministra, estes dados indicam que “continua a verificar-se um agravamento da pandemia, em particular, durante esta semana, em que a média diária de casos subiu 54%”, o que faz com que Portugal se mantenha na zona vermelha da matriz de risco.

 
 

 Sessenta dos 278 concelhos de Portugal continental (21,58%) estão em risco elevado ou muito elevado de incidência de covid-19, ficando sujeitos a medidas mais restritivas, inclusive recolher obrigatório entre as 23:00 e as 05:00, anunciou hoje o Governo.

Em conferência de imprensa Mariana Vieira da Silva disse que a medida de limitação da circulação na via pública, diariamente, entre as 23:00 e as 05:00, mantém-se para os concelhos em risco elevado e muito elevado, que aumentaram no global de 45 para 60.

 

Sobre a atualização do mapa de risco, Mariana Vieira da Silva informou que aumentaram de 19 para 33 os concelhos de risco muito elevado de incidência de covid-19, juntando-se a Albufeira, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loulé, Loures, Mafra, Mira, Moita, Odivelas, Oeiras, Olhão, Seixal, Sesimbra, Sintra e Sobral de Monte Agraço outros 15 municípios que agora recuam no plano de desconfinamento, designadamente Alcochete, Arruda dos Vinhos, Avis, Faro, Lagos, Lourinhã, Montijo, Mourão, Nazaré, Porto, Santo Tirso, São Brás de Alportel, Silves, Vagos e Vila Franca de Xira.

O concelho de Constância, que se encontrava na semana passada no grupo de 19 em risco muito elevado, passou a estar em risco elevado.

 

O nível de risco muito elevado é aplicado aos concelhos que registem, pela segunda avaliação consecutiva, uma taxa de incidência de covid-19 superior a 240 casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias (ou superior a 480 se forem concelhos de baixa densidade populacional).

Quanto aos concelhos no nível de risco elevado, passaram a ser 27: Albergaria-a-Velha, Alenquer, Aveiro, Azambuja, Bombarral, Braga, Cartaxo, Constância, Ílhavo, Lagoa, Matosinhos, Óbidos, Palmela, Portimão, Paredes de Coura, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém, Setúbal, Sines, Torres Vedras, Trancoso, Trofa, Viana do Alentejo, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia e Viseu, segundo informação disponibilizada pelo Governo

 

O nível de risco elevado aplica-se aos concelhos que registem, pela segunda avaliação consecutiva, uma taxa de incidência superior a 120 casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias (ou superior a 240 se forem concelhos de baixa densidade populacional).

Além da limitação de circulação na via pública, diariamente, entre as 23:00 e as 05:00, estes concelhos ficam sujeitos a outras medidas restritivas para controlar a pandemia, mas diferenciadas consoante o nível de risco, nomeadamente nos horários do comércio e restauração.

Ainda que sem impacto nas medidas de desconfinamento, há 34 municípios em situação de alerta, por registarem, pela primeira vez, uma taxa de incidência superior a 120 casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias (ou superior a 240 se forem concelhos de baixa densidade populacional).

A ministra da Presidência adianta que os concelhos mais afetados pertecem sobretudo às regiões de Lisboa e do Algarve, mas também têm subido os casos nas regiões Centro e Norte. Como tal, acabam as restrições para entrar e sair da Área Metropolitana de Lisboa, uma vez que a variante Delta já “existe em todo o território nacional”.

 Mariana Vieira da Silva anunciou ainda que o certificado digital passa a ser exigido nos alojamentos turísticos e de alojamento local e nos concelhos em risco elevado e muito elevado no acesso a restaurantes, à sexta-feira a partir das 19h e durante todo o fim de semana. 

Comentários

comentários

Você pode gostar...

Deseja ativar as notificações Sim Não