‘Cientista regressa à escola’ em Braga
O ‘Cientista regressa à escola’ é o nome do projecto implementado pelo Município de Braga, em parceria com Native Scientist, para aproximar cientistas e alunos, trazendo os investigadores de volta às escolas onde fizeram o seu percurso escolar. Esta Sexta-feira, as EB1 de Panoias e Garapôa receberam a visita de cientistas que realizaram oficinas de ciências de forma a fomentar o gosto pela ciência entre os mais novos.
“Este é um projecto estimulante para os alunos na medida em que potencia o encontro intergeracional e devolve à escola ex-alunos que agora são profissionais na área da ciência. A escola é um forte elo de ligação entre o aluno e o cientista e estou certa que esta iniciativa vai trazer uma maior familiarização com a esfera da ciência”, referiu Carla Sepúlveda, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga, sublinhando que esta partilha de experiências “pode ser crucial para as crianças finalistas do 1º ciclo que irão iniciar uma nova fase académica”.
‘Cientista regressa à escola’ envolve cerca de 60 alunos das EB de Panoias, Garapôa e Tebosa, com a comunidade educativa destes estabelecimentos de ensino a receberem os cientistas bracarenses Sandra Carvalho, João Carlos Henriques e Sofia Ferreira. Na EB1 de Tebosa, a oficina de ciência irá decorrer a 24 de Abril.
Este é um programa educativo que promove o regresso de cientistas às suas escolas de origem do 1º ciclo para realizar oficinas de ciência com alunos do 4ºano de escolaridade. Este projecto tem como principal objectivo contribuir para a promoção da cultura e literacia científica em Portugal e, em simultâneo, desconstruir estereótipos relativamente aos cientistas.