Quantcast
 
 

Cinco ideias de negócio da UMinho disputam hoje a final do SpinUM

Cinco novos projetos ligados à Universidade do Minho disputam esta quinta-feira a final do 12º SpinUM – Concurso de Ideias de Negócio, que atribui 11.500 euros de prémios e apoios à criação de empresas. A sessão tem início às 14h00, no auditório B1 do campus de Gualtar, em Braga. A entrada é livre.

 
Universidade do Minho

Os projetos incluem uma cinta têxtil inteligente para prevenir lesões músculo-esqueléticas (eDynamics), uma molécula promissora para tratar o cancro renal (Karion Therapeutics), produtos de higiene cutânea baseados em azeite (OliVALUE), bioengenharia de tecidos humanos com métodos de reciclagem limpa ReHumanizART) e um tratamento ecossustentável das águas residuais (Rhizodictum).

 
 

As ideias foram selecionadas para a final tendo em conta o grau de inovação, a capacidade de execução, o potencial de mercado, o impacto na sociedade, a equipa e a qualidade da comunicação. O júri conta com Diogo Araújo (Agência Nacional de Inovação), Lurdes Gramaxo (Bynd Venture Capital), João Pereira da Cruz (J. Pereira da Cruz, SA) e Eugénio Campos Ferreira (UMinho). A iniciativa é promovida pela TecMinho e cofinanciada pelo projeto UI-CAN no âmbito do Compete/Portugal 2020 e do Fundo Social Europeu.

Atenção crescente de investidores

 
 

Este concurso distingue anualmente ideias de negócio de qualquer área científica e ligadas à UMinho. Vários dos projetos conquistaram depois os principais prémios de inovação do país. O SpinUM tem, também por isso, merecido atenção crescente de investidores.

As ideias vencedoras das 11 edições anteriores foram a “iSurgical3D” (correção do peito escavado), “Sense4me” (previne a progressão das úlceras), “NanoBiodelivery” (libertação controlada de terapias no combate ao cancro), “euPA” (monitorização de saúde e emergência por GPS), “BnML” (modelo maximiza a descoberta de fármacos), “Nanopaint” (tintas para imprimir sensores eletrónicos), “Analisador da Distorção Luminosa” (preditor de complicações oculares pré-cirurgia), “medQuizz” (aplicação constrói e corrige exames), “GenSYS” (software para produção massiva de artigos diferenciados), “Lipidomix” (serviços para quantificar e analisar lípidos), “TopoSEM” (recria superfícies 3D que são 10.000 vezes mais finas do que um cabelo) e “beWOODful” (tecnologia acopla o tratamento e a coloração da madeira).

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...