“COMANDOS” PORTUGUESES EM EXERCÍCIO DE ASSALTO A POSTO DE VIGIA DO PINHAL DE LEIRIA
Militares do Batalhão de Comandos (BCmds) do Exército Português, no decurso do exercício multinacional “Viper Sword”, junto a uma Viatura Táctica Ligeira Blindada (VTLB) 4×4, URO VAMTAC ST5, simulando assalto ao Ponto da Crastinha, geo-referenciação 39.8311119335012, -8.970960494778057 , ref. https://maps.app.goo.gl/rcpAEQEUE3eA6AjF9 , na Marinha-Grande, Portugal, a 7 km da Base Aérea N.º 5 (em Monte Real) e a 2 Km da costa atlântica, em Novembro de 2023. A posição de ângulo elevado das suas armas visa cobrir a estrutura de torre, em cimento armado, com 15 metros de altura, com escada exterior em caracol, existente junto à Casa de Guarda do Ponto da Crastinha, que vigia o Pinhal de Leiria.
Os “Comandos” portugueses estão aqui armados com espingardas automáticas FN SCAR, metralhadoras FN MiniMi (“Mini Mitrailleuse”) Mk3 e pistolas Glock 17 Gen5 “Coyote”, em calibre 9x19mm.
Decorrendo a partir da Base Aérea N.º 5 (BA5) da Força Aérea Portuguesa, na Serra do Porto de Urso em Monte-Real (Leiria), o exercício “Viper Sword”, com a participação de forças portuguesas, belgas e dinamarquesas, promoveu o aperfeiçoamento técnico-tático e o desenvolvimento de operações conjuntas entre países aliados. Com o envolvimento de meios aéreos Portugueses e Belgas, em coordenação com equipas de Controladores Aéreos Tácticos (JTAC “Joint Terminal Attack Controllers”), tiveram lugar várias acções, diurnas e nocturnas, de infiltração e assalto de objectivos.
Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”