Comprar casa está mais caro em Braga
Os preços das casas em Portugal mantiveram-se estáveis em julho face ao mês anterior. Segundo o índice de preços do idealista, comprar casa tinha um custo de 2.383 euros por metro quadrado (euros/m2) no final do mês de julho deste ano, tendo em conta o valor mediano. Este não é, contudo, um cenário visível em todo o território português, já que as casas ficaram mais caras em 15 capitais de distrito, entre junho e julho, com Castelo Branco a liderar as subidas (+4,3%). Em Lisboa, os preços das casas também se mantiveram estáveis e no Porto subiram apenas 0,5% neste período.
Já em relação à variação trimestral e anual, os preços das casas em Portugal subiram 1,5% e 6%, respetivamente. Durante o mês de julho, os preços das casas subiram em todas as regiões do país menos no Norte onde os preços desceram -0,5%. Porém, Braga registou uma subida de 1,3%, que corresponde a 1.382 euros/m2.
Isto deve-se a um aumento da taxa de inflação, provocada, inicialmente, pela os retrocessos da pandemia e agora da guerra. Em toda europa vemos uma subida das taxas de juro, o que, por si só aumenta o custo de vida em geral. Esta subida terá repercussões imediatas no acesso ao crédito de habitação, visto que limita a procura por produto residencial e obriga a oscilações nos preços. Contudo, a própria oferta atual é incapaz de acompanhar a procura, um problema que já se verificava no pré-covid.