Concretização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável carece de maior compromisso europeu
O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, participou na conferência internacional “Paving The Way To The Pact of The Future”, que decorreu esta Segunda-feira, 17 de Junho, no Centro Ismaili de Lisboa.
A conferência, organizada pela SDSN Portugal, reúne especialistas nacionais e internacionais, para dar o seu contributo para a Cimeira do Futuro, e mobilizar o sector do ensino superior e da inovação, e a sociedade portuguesa em geral, para a urgência e as oportunidades do desenvolvimento sustentável.
Questionado sobre os desafios que se colocam à União Europeia (UE) no que se refere à implementação dos ODS, Ricardo Rio notou a necessidade da UE estabelecer um forte compromisso com os ODS na sua narrativa e governança. O Edil deu como exemplo dos Planos de Recuperação Resiliência que, nomeadamente no caso português, não fazem referência aos ODS. “Os ODS precisam de ser integrados nas políticas europeias e as oportunidades de financiamento devem ser concebidas de acordo com as necessidades de sustentabilidade de cada país e das suas autoridades locais e regionais”, frisou.
Para o Autarca de Braga, que foi relator de dois pareceres do Comité Europeu das Regiões sobre os ODS, o poder local tem tido um papel preponderante na implementação e cumprimento dos ODS. “É a nível local que podemos potenciar a implementação dos ODS. Cabe aos municípios e aos governos locais um papel central na resposta à sua concretização pelo conhecimento profundo do contexto das populações, proximidade com as pessoas e capacidade de envolver e mobilizar agentes locais, mas sobretudo pela legitimidade de acção institucional”, sustentou.
O painel de discussão contou ainda com a participação de Peter Schmidt, Presidente da Secção NAT do Comité Económico e Social Europeu, responsável por Agricultura, Desenvolvimento Rural e Ambiente, e de Aline Mosnier, directora científica do consórcio FABLE.
Participação cívica dos jovens
Nesta conferência, Ricardo Rio apresentou também as estratégias e políticas públicas de Juventude que o Município Bracarense tem vindo a implementar por forma a estimular a participação cívica dos jovens. “Cerca de 40 por cento da população residente em Braga está abaixo dos 30 anos de idade, o que nos leva a investir fortemente nesta área”, referiu.
Ricardo Rio sublinhou que o Município de Braga orienta as suas políticas de modo a dar “respostas cabais” às necessidades dos jovens do Concelho e de toda a região. “Ao nível da formação e qualificação, promoção da empregabilidade, apoio ao empreendedorismo, dinamização do movimento associativo e apoio às suas propostas, temos feito um esforço para ir ao encontro das pretensões dos jovens. Somos uma Cidade completamente comprometida com os ODS e estamos a envolver os jovens em todas as iniciativas desenvolvidas nas diversas áreas”, asseverou.
A par dos inúmeros projectos ligados à saúde, à educação, ao empreendedorismo ou ao desporto, a Autarquia aposta também em diversas infra-estruturas e serviços de apoio aos jovens, destacando-se o “Centro de Juventude – um espaço com características únicas para o desenvolvimento de acções no domínio da educação não-formal, do trabalho com jovens, da informação para jovens, da aprendizagem intercultural e da cooperação internacional – a Loja da Juventude ou ainda o Conselho Municipal de Juventude”.