Quantcast
 
 

Concurso Intermunicipal de Leitura do Cávado estimula literacia em Crianças e Jovens

O Forum Braga foi o palco da fase final do Concurso Intermunicipal de Leitura, uma iniciativa desenvolvida pela CIM do Cávado, em articulação com as Redes Interconcelhias de Bibliotecas Públicas e Escolares, com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e diversas entidades parceiras desta primeira edição, que contou com 96 participantes, tendo sido premiados 12 alunos dos quatro níveis de escolaridade.

 

Com o tema ‘Escrita Literária sobre o 25 de Abril e a Liberdade’, esta iniciativa, dirigida a crianças e jovens dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, pretende estimular hábitos de leitura e pôr à prova competências de expressão escrita e oral junto da população escolar, numa vertente lúdica da leitura.

 
 

A cerimónia de entrega de prémios decorreu ontem e contou com a presença de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga e da CIM Cávado, e da vereadora da Educação, Carla Sepúlveda. O Autarca Bracarense salientou que os seis municípios que compõem a CIM do Cávado “têm trabalhado muito em conjunto com todas as estruturas parceiras desta iniciativa” que tem a particularidade de “desenvolver hábitos de leitura, ao mesmo tempo que contribui para uma maior participação cívica, cultural e educativa nas crianças e jovens”.

Ricardo Rio sublinhou a importância que a leitura tem “na formação dos nossos cidadãos, particularmente dos jovens”, e o seu poder transformador para o seu próprio futuro e do futuro dos territórios. “A leitura é sempre uma abertura de horizontes e um factor de enriquecimento que tem a capacidade de educar o nosso sentido crítico e nos obriga a pensar sobre tudo o que nos rodeia”, referiu, destacando o “empenho notável” dos alunos e professores dos estabelecimentos de ensino da região do Cávado que, desde Novembro do ano passado, participaram nas diferentes fases até chegaram a esta fase intermunicipal.

 
 

Com o propósito de dar continuidade ao trabalho desenvolvido ao longo das 16 edições do Concurso Nacional de Leitura (CNL), no âmbito do Plano Nacional, a CIM do Cávado e seus parceiros assumiram como estratégico manter esta “celebração da leitura e da escrita” de forma a consolidar práticas de leitura contínuas e dinâmicas entre os alunos dos Ensinos Básico e Secundário.

Esta primeira edição do Concurso Intermunicipal de Leitura do Cávado, envolveu autarquias e escolas do Cávado, assim como a Direcção-geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB).

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...