Quantcast
 
 

Concurso Nacional de Teatro – Ruy de Carvalho na Póvoa de Lanhoso consagrou vencedores

Já são conhecidos os vencedores do XVII Concurso Nacional de Teatro (CONTE) – Ruy de Carvalho, que decorreu, na Póvoa de Lanhoso, com início no dia 5 de fevereiro. A CONTACTO – Companhia de Teatro Água Corrente de Ovar levou para casa o maior número de prémios, mas foram os Plebeus Avintenses, que apresentaram o espetáculo “Quem espera”, a receber a distinção para Melhor Produção – Prémio Ruy de Carvalho.

 
teatro

O CONTE é a única competição de Teatro Associativo de âmbito nacional. Assegurando a continuidade do certame, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso foi mesmo mais longe. “Queremos dar mais força ao Concurso Nacional de Teatro, a partir do próximo ano. É esse o nosso compromisso sério e queremos fazê-lo em conjunto com todos, sem excluir ninguém”, destacou Frederico Castro na sua intervenção, durante a cerimónia de encerramento e entrega de prémios, na noite de 12 de março, no Theatro Club. O Presidente da Federação Portuguesa de Teatro, Valdemar Mota, e Paula Carvalho, a filha do patrono do CONTE, Ruy de Carvalho, foram algumas das figuras presentes.

 
 

Para além do Prémio Ruy de Carvalho que distingue a Melhor Produção, o júri decidiu atribuir uma Menção Honrosa aos Plebeus Avintenses por apresentarem o Melhor Elenco deste certame de teatro associativo.

Outra das companhias vencedoras da noite, a CONTACTO – Companhia de Teatro Água Corrente de Ovar, arrecadou sete distinções: Melhor Desenho de Luz – Prémio “Orlando Worm”, atribuído a João Barge; Melhor Ambiente Sonoro, atribuído a Fernando Rodrigues; Melhor Cenografia – Prémio “João Barros”, atribuído a Manuel Ramos Costa; Melhor Guarda Roupa, atribuído a Manuel Ramos Costa; a Melhor Interpretação Principal Feminina, atribuída a Andreia Lopes; Melhor Interpretação Principal Masculina, atribuída a João Martins; e a Melhor Encenação, atribuída a Manuel Ramos Costa.

 
 

Já a companhia A. COM.TE.SER, com a peça “Três em lua-de-mel”, obteve três distinções. Para além do Prémio Maria da Fonte – Júri Popular, recebeu o prémio de Melhor Interpretação Secundária Feminina, atribuído a Zélia Silva Machado; e o de Melhor Interpretação Secundária Masculina, atribuído a João Antunes.

Num momento repleto de emoção,  o Prémio Prestígio Personalidade foi atribuído, a título póstumo, ao professor e encenador, Afonso Fonseca, que faleceu em 2020. Em sua representação, esteve presente a filha, Daniela Fonseca. “O prof. Fonseca marcou muitas gerações e, penso que posso dizer em nome de todos aqueles que foram seus alunos, que temos muitas saudades do prof. Afonso e vamos honrar o trabalho que ele fez pelo teatro, pela Póvoa de Lanhoso e pela região”, assegurou o Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro.

 

O CONTE é organizado pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e pela Federação Portuguesa de Teatro (FPTA). Como vem sendo habitual, também na XVII edição do Concurso Nacional de Teatro – Ruy de Carvalho subiram ao palco nove companhias de todo o país.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...

Deseja ativar as notificações Sim Não