Quantcast
 
 

Conflito armado na Ucrânia em discussão na UMinho

Azeredo Lopes, Isabel Nunes e Paulo Dentinho entre os oradores da summer school, que arranca no dia 27 em Braga

 

A Escola de Direito da Universidade do Minho, em Braga, recebe de 27 de junho a 1 de julho a summer school “Conflitos Armados – Perspetivas Jurídica e de Relações Internacionais”, abordando a situação na Ucrânia com especialistas de referência.

 
 

O programa tem oradores como José Azeredo Lopes, ex-ministro da Defesa, Isabel Nunes, diretora do Instituto de Defesa Nacional, os jornalistas Paulo Dentinho (RTP) e Ricardo Alexandre (TSF), o major-general Dario Carreira e o tenente coronel Jorge Rodrigues. Vão também intervir os académicos Licínia Simão (Universidade de Coimbra) e Isabel Tavares (Universidade Católica), bem como André Matos, Rui Garrido (ambos da Universidade Portucalense), Emellin de Oliveira (Nova Law), Assunção Vale Pereira, Sandra Fernandes, Ana Paula Brandão, Wladimir Brito e Felisbela Lopes (todos da UMinho).

Os temas a abordar incluem o direito internacional no uso da força, a resposta europeia aos refugiados, o campo de batalha virtual, a proteção especial de grupos específicos, a política comum de segurança, a política externa russa, o posicionamento turco, as armas nucleares, os impactos do conflito para a ONU, os crimes internacionais e a “nova ordem” mundial. Prevê-se ainda uma manhã com atividades práticas no Regimento de Cavalaria 6, em Braga, e, a terminar, uma mesa redonda sobre a importância da comunicação no conflito ucraniano.

 
 

A iniciativa, organizada pelo Observatório Lusófono dos Direitos Humanos, vai decorrer em formato presencial e online, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h30. Destina-se em especial a estudantes, a organismos não governamentais, à sociedade civil e a outros interessados no tema. A inscrição custa 75 euros e pode ser feita em oldhum.weebly.com.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...

Deseja ativar as notificações Sim Não