Confraria Gastronómica de Vieira do Minho inova na pastelaria com doces de feijão amarelo
Confraria Gastronómica dos Sabores e Tradições de Vieira do Minho realizou o seu capítulo interno, neste domingo, 27 de março, no Campo de Tiro do Clube de Caçadores de Vieira do Minho.
No Capítulo estiveram presentes mais de meia centena de confrades pertencentes a várias confrarias do país.
A Confraria dos Sabores e Tradições de Vieira do Minho tem como principal objetivo a promoção do estudo e divulgação das espécies autóctones da fauna e flora do concelho na sua dimensão gastronómica, científica e artística em defesa do receituário e tradições etnográficas vieirenses.
Neste sentido, foi lançado um desafio ao chefe José Maria Moreira sobre como valorizar o feijão amarelo na pastelaria, o qual apresentou alguns exemplos de valorização do feijão amarelo na doçaria, dando a degustar no final do prato principal, feijão com couves, uma variedade de doces nos quais introduziu o feijão amarelo como ingrediente principal.
A doçaria daqui resultante, segundo o Grão-mestre José Pereira Fique, “irá ser trabalhada com o objetivo da sua introdução no receituário Vieirense, após fixadas as respetivas receitas.”