COVID-19: CASOS NO CONCELHO DE VIEIRA DO MINHO AUMENTAM
Estivemos à conversa com o presidente do Município de Vieira do Minho António Cardoso que nos deu a conhecer os casos reais no concelho.
Vieira do Minho regista, segundo a Proteção Civil Municipal, dados do dia 8 de novembro, 46 casos activos no concelho.
Portugal registou desde o início da pandemia 3.021 mortes associadas à COVID-19. Os números foram divulgados no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) desta terça-feira, dia 10 de novembro.
Portugal ultrapassa as 3 mil mortes por COVID-19: Mais 3.817 infetados e 62 óbitos nas últimas 24 horas
O Município de Vieira do Minho vai disponibilizar testes rápidos de antigénio (zaragatoa) para diagnóstico da Covid-19.
A utilização dos testes rápidos de antigénio para diagnóstico de novos casos de Covid-19, vai estar disponível a partir de amanhã, dia 11 de novembro.
Face à atual situação pandémica, a Câmara Municipal entende ser de extrema importância o aumento do número de pessoas testadas e a rapidez do diagnóstico, daí a aquisição de testes de pesquisa de antigénio para o diagnóstico do SARS-COV-2 na população.
A Autarquia entende que a deteção da doença através dos testes de pesquisa de antigénio permite implementar rapidamente as medidas de isolamento para conter a transmissão do vírus.
Assim, e para além dos testes sorológicos, o Município de Vieira do Minho passa a disponibilizar gratuitamente, e para quem o solicitar, estes testes rápidos de diagnóstico.
Os testes de diagnóstico rápido de deteção de antigénio serão realizados por profissionais de saúde, e disponibilizados nas seguintes situações:
1.Doentes com Covid-19 assintomáticos, com alta da Direção Geral de Saúde e que pretendam regressar à sua atividade profissional;
2. Pessoas que no seu agregado familiar possuem elementos com doenças de risco;
3.Profissionais na área social, da educação e saúde, agentes e entidades de proteção civil municipal.
Com a implementação desta medida, o Município de Vieira do Minho pretende criar condições de segurança na população, proteger os mais vulneráveis, e, assim, evitar a propagação do vírus no seio da comunidade Vieirense.